Loading

O mundo das religiões (22/6/2007)

  1. Os protestos, sobretudo no Paquistão, contra a atribuição de uma condecoração ao ateu anticlerical Salman Rushdie, que nasceu no Estado indiano de Caxemira, parecem começar a ter sucesso: Margaret Beckett, ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, disse ontem que tinha «pena» que os muçulmanos estivessem ofendidos. O ministro dos Assuntos Religiosos do Paquistão já chegou a afirmar publicamente que o suicídio seria justificável para matar Salman Rushdie.
  2. A parada gay de Jerusalém acabou por ter lugar, embora os seus dois mil participantes tenham sido que ser escoltados por sete mil polícias. Centenas de judeus ortodoxos aproveitaram a ocasião para demonstrar os seus sentimentos de amor e fraternidade pelos seus semelhantes, incendiando caixotes do lixo e gritando insultos. Dezanove judeus fundamentalistas foram detidos pela polícia, um deles por planear atacar à bomba a manifestação.
  3. Mais de vinte e quatro mil pessoas assistiram ontem às cerimónias neo-pagãs que assinalaram o solestício em Stonehenge, no Reino Unido, um dos países do mundo onde o retorno a religiões pré-cristãs é mais significativo. Note-se que não existe qualquer continuidade histórica e sociológica entre as comunidades pré-celtas e os actuais neo-pagãos. Veja as fotografias.
  4. Um hacker identicado como «Gabriel» colocou na internete uma cópia do último capítulo do próximo livro da série Harry Potter, que estará à venda em Julho. «Gabriel» escreveu, no fórum onde deixou a cópia, que o seu acto de pirataria informática foi motivado pelas palavras de Ratzinger, que afirmou em tempos que «Harry Potter [arrasta] os jovens para o neopaganismo».