Loading

Arcebispado de Madrid ocultou caso de pedofilia

O Supremo Tribunal espanhol confirmou que o arcebispado de Madrid da ICAR deveria ter vigiado um padre pedófilo que abusou sexualmente de uma criança dentro de uma igreja de Madrid. A sentença é dura com o arcebispado católico, que não cumpriu o seu dever de vigilância de um padre pedófilo, e que expulsou da paróquia as catequistas que denunciaram às autoridades estatais o caso de abuso sexual. A ICAR espanhola terá que pagar 30 000 euros de indemnização.

A emissora católica espanhola COPE ignorou este caso nos seus noticiários. Não me apercebi de que os media portugueses o tivessem noticiado, mais ocupados que andaram a apresentar as reivindicações da ICAR portuguesa, que pretende mais dinheiro para os ATL´s católicos das crianças portuguesas.

O padrão comportamental das autoridades eclesiásticas católicas em Espanha, nos EUA, no Brasil, na Argentina, em Portugal, e em todos os outros países onde sacerdotes são acusados de abuso sexual de menores, é semelhante: jamais um padre pedófilo foi denunciado às autoridades estatais pela hierarquia da sua igreja, que protege sistematicamente este tipo de criminosos, limitando-se, quando o escândalo já é grande, a mudá-los de paróquia. Os pais de família católicos deveriam reflectir nestes factos.