Loading

Ai que vem aí outra vez a divisão!

O referendo ao aborto parece já ser inevitável. Efectivamente, basta que entre os 120 deputados do PS haja menos de 27 católicos militantes dispostos a votarem contra (ou a absterem-se), para que o referendo seja aprovado. Perante esta possibilidade, a campanha da ICAR já começou.
No jornal «A Capital» de hoje, essa voz do catolicismo (supostamente) «progressista» que é Januário Torgal Ferreira declara-se contra qualquer referendo sobre este assunto, enquanto José Policarpo adverte na Agência Ecclesia que «a sociedade ficará mais dividida», uma ideia que o obceca tanto que conjuga o verbo «dividir» três vezes.
Em boa verdade, a sociedade já está dividida, e só um cego não vê que existe uma questão religiosa na sociedade portuguesa. Uma questão pouco pública, ignorada por políticos obcecados com consensos corporativos, mas que divide ao meio o país secularizado e o país clerical.
Evidentemente, esta divisão não se reflecte exactamente na questão do aborto, mas é impossível não suspeitar que estamos novamente perante a questão religiosa quando até o «prudente» Policarpo se contradiz, no espaço de poucas frases, afirmando que «é um erro (…) apresentar o não ao aborto como uma questão religiosa» para logo de seguida argumentar que «[a] vida humana (…) é um mistério sagrado do princípio até ao fim». Só não vê quem não quer: sete anos depois do referendo de 1998, a fractura continua aí.