Loading

Crianças de seita poligâmica do Texas foram entregues aos pais

As mais de 400 crianças resgatadas da seita polígama no Texas já começaram a voltar para casa, mediante uma autorização do juiz, divulgaram as autoridades daquele estado americano.

Um juiz no Texas assinou a autorização para que os pais possam levar as crianças para casa, após terem sido resgatados do rancho onde funcionava uma seita polígama pelas autoridades do estado em Abril.

Os membros da seita estão a ser investigados por alegados abusos sexuais aos menores, ainda que o Supremo Tribunal tenha falhado em provar que as crianças estivessem de facto em perigo.

Após o reencontro, pais e os 468 filhos tiveram momentos emocionados. «É um dia lindo», afirmou Nancy Dockstader, enquanto abraçava um dos cinco filhos que foi retirado pelas autoridades.

A ordem, no entanto, colocava condições aos pais para o seu reencontro com as crianças – não poderão levá-los para fora do estado e terão de assistir a aulas de ‘como ser pai’.

Serão ainda obrigados a não interferir com as investigações sobre abusos sexuais e a consentir exames médicos às crianças se for necessário.

Um dos padres mais antigos da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo nos Últimos Dias afirmou que a comunidade «está feliz por poder ter assinado aquela ordem».

Afirmou ainda que, sob as novas regras, a Igreja não vai permitir casamentos entre menores e homens adultos. A seita sempre negou qualquer tipo de abuso.

No entanto, as crianças foram retiradas à quinta de ‘Yearning for Zion’, após uma denúncia anónima sobre a gravidez de uma rapariga de 16 anos, abusada por um marido muito mais velho. A rapariga nunca foi encontrada.

As autoridades afirmam que a seita submetia os jovens a um abuso físico e sexual sistemático, incluindo o hábito que as meninas tivessem relações sexuais com «maridos espirituais» adultos desde a puberdade, e os meninos da seita eram doutrinados para perpetuar a prática.

Fonte: Sol, 03 de Junho de 2008.