Loading
  • 9 de Abril, 2013
  • Por David Ferreira
  • Ateísmo

Como lavar o cérebro a criancinhas inocentes

CATECISMO DA ICAR

ICAR:

Pergunta: Quem criou o mundo?

Resposta: O Pai, o Filho e o Espírito Santo são o princípio único e indivisível do mundo, ainda que a obra da criação do mundo seja particularmente atribuída ao Pai.

 

Livre pensador: Se a trindade é indivisível, porque é que a criação do mundo é atribuída particularmente ao Pai?

 

ICAR:

Pergunta: Para que foi criado o mundo?

Resposta: O mundo foi criado para a glória de Deus, que quis manifestar e comunicar a sua bondade, verdade e beleza. O fim último da criação é que Deus, em Cristo, possa ser «tudo em todos» (1 Cor 15,28), para a sua glória e para a nossa felicidade.

«A Glória de Deus é o homem vivo e a vida do homem é a visão de Deus» (Santo Ireneu).

 

Livre pensador: Porque é que Deus precisava de glória ou sequer de se manifestar? E porque é que tinha necessidade de comunicar? Excesso de solidão? E porque é que criou um filho? Porque não uma filha? E quem é a progenitora, ou o progenitor? E qual a função e a missão do espírito? E porquê? E se Deus é um, porque é que é interpretado como trindade, sendo três em um simultaneamente?

“Só sobrevivemos se respirarmos. Respiramos para poder sobreviver” (Santo Inocêncio).

 

ICAR:

Pergunta: Como é que Deus criou o universo?

Resposta: Deus criou o universo livremente, com sabedoria e amor. O mundo não é o produto duma necessidade, dum destino cego ou do acaso. Deus criou «do nada» (ex nihilo: 2Mac 7,28) um mundo ordenado e bom, que Ele transcende infinitamente. Deus conserva no ser a sua criação e sustenta-a, dando-lhe a capacidade de agir, e conduzindo-a à sua realização, por meio do seu Filho e do Espírito Santo.

 

Livre pensador: Como poderia um Deus criador criar uma coisa de outro modo que não fosse livremente? E se Deus criou o mundo do “nada”, significa isso que Deus e o “nada” existiam ao mesmo tempo? E se do nada se pode criar, porque é que os teólogos boicotam cegamente a proposta científica de que o Universo poderia ter surgido do “nada”, por um acaso não causado, mas apenas consistente com leis físicas que ainda não conseguimos descortinar?