Loading

Páscoa ortodoxa

Centenas de milhar de ortodoxos russos encheram os templos da capital russa durante a madrugada de hoje para celebrar a Páscoa ortodoxa.

«Na noite da véspera da Páscoa, mais de 140 mil pessoas encheram os 225 templos ortodoxos e mosteiros da capital, mais de 110 mil crentes participaram em procissões e cerca de 150 mil moscovitas foram visitar as campas dos seus parentes nos cemitérios da cidade» , declarou o coronel Victor Biriukov, porta-voz do Ministério do Interior da Rússia.

Segundo o responsável, «as celebrações realizaram-se sem qualquer tipo de incidentes», quando estavam «mobilizados mais 15 mil agentes da polícia e militares» do Ministério do Interior da Rússia.

O coronel da polícia moscovita sublinhou que «o maior número de crentes, seis mil pessoas, esteve no Templo de Cristo Salvador», onde a Missa de Aleluia foi celebrada por Alexei II, Patriarca de Moscovo e de toda a Rússia, e onde estiveram os presidentes cessante e eleito, respectivamente Vladimir Putin e Dmitri Medvedev, acompanhados pelas mulheres.

«Quero agradecer-lhe pela mensagem em que felicita todos os ortodoxos que festejam a Ressurreição de Cristo» , declarou o Patriarca ortodoxo, dirigindo-se a Vladimir Putin.

«Deus lhe dê forças para realizar os seus grandes feitos heróicos em prol da Rússia. Estamos-lhe gratos, profundamente respeitado Vladimir Vladimirovitch (Putin), pelos oito anos da vossa presidência. Você fez tanto pela Rússia!» , acrescentou Alexei II.

Dirigindo-se depois ao presidente eleito, o Patriarca acrescentou: «Dmitri Anatolievitch (Medvedev), ao realizar os projectos nacionais, visitou muitas regiões e sabe o que o país precisa, quais as necessidadeas das pessoas. Vós dois terão de realizar um feito heróico difícil em prol da Pátria, em prol do nosso povo».

«Prometo-vos que a Nossa Igreja irá sempre rezar e pedir a Deus que vos dê forças, coragem para superar todas as dificuldades, todas as provas. Para fazerem o que fazem em prol do homem, para bem do homem» , concluiu o chefe da Igreja Ortodoxa Russa.

Depois, Putin e Medvedev aproximaram-se do Patriarca, agradeceram-lhe pelas suas palavras, beijaram-no três vezes, como manda a tradição ortodoxa, e Putin ofereceu a Alexei II o ícone «Deus Omnipotente».

«Quero garantir-lhe que o Estado continuará a prestar todo o apoio à Igreja no seu trabalho com vista à educação moral dos cidadãos da Rússia, ao reforço do prestígio dos valores da família na consciência social, à conservação e reforço da unidade da Ortodoxia» , declarou Putin.

O sucessor de Putin no Kremlin, Dmitri Medvedev, sublinhou que a acção da Igreja «contribui em alto grau para a realização das transformações sociais nos interesses dos cidadãos da Rússia, abre novas possibilidades para a interacção do Estado e da Igreja na solução das questões actuais da cultura e da saúde moral da nação, na educação da geração jovem».

Não obstante a Igreja Ortodoxa Russa apelar aos seus crentes para que não visitem os cemitérios no dia de Páscoa, centenas de milhares de pessoas continuam a observar essa tradição pagã.

Neste dia, os russos colocam nas campas dos seus entes queridos ovos, kulitchi (espécie de pão-de-ló), alimentos e vodka.

Segundo um estudo do Centro de Estudo da Opinião Pública, 16 por cento dos russos visitam os cemitérios no dia de Páscoa, apesar dos apelos da Igreja Ortodoxa.

Fonte: Sol, 27 de Abril de 2008.