Loading
  • 1 de Dezembro, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Imprensa

Imprensa – JN

Judiciária faz buscas na diocese do Porto para investigar denúncias anónimas

por DN.ptHoje

As cartas terão começado depois de D. António dos Santos decidir mudar alguns padres de paróquia
As cartas terão começado depois de D. António dos Santos decidir mudar alguns padres de paróquiaFotografia © Pedro Correia / Global Imagens

As cartas anónimas assinadas “M. Saleixo” levantam acusações graves contra membros do clero.

A Polícia Judiciária (PJ) procura o autor de cartas anónimas, enviadas a dezenas de padres, que levantam acusações contra vários membros do clero. Segundo o Jornal de Notícias, os inspetores da PJ fizeram buscas nos serviços centrais da diocese e analisaram computadores em várias paróquias.

As cartas, assinadas “M. Saleixo”, começaram a surgir depois do bispo do Porto, D. António dos Santos, ter anunciado que tencionava trocar alguns padres de paróquia.

Segundo o Jornal de Notícias, alguns sacerdotes sublinham que pode existir ligação com a mudança de padre na paróquia de Canelas, quando Roberto Sousa foi afastado. A paróquia de Canelas foi uma das visadas pelas buscas a computadores.

Além disto, a PJ investiga também uma conta de e-mail que foi criada no nome dos serviços centrais da diocese, usada para enviar uma denúncia feita pelo Padre Roberto Sousa. A carta, enviada a um jornal a partir desse endereço de e-mail, acusava outro padre de ter abusado sexualmente de alunos de seminários.