Loading
  • 21 de Março, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Islamismo

A AMEAÇA ISLÂMICA (2 de 3)

Por

João Pedro Moura

O problema islâmico não é apenas o problema de jovens desvairados e acometedores da paz e tranquilidade mundiais, em busca de “pureza”, ou de retorcidos e mentecaptos anciãos, depositários das tradições e zelosos praticantes das mesmas. Não!

O problema islâmico começa logo na família. Aqui é que está o núcleo da peste emocional, que tolhe esta gentalha horrível.

A peste começa na discriminação feminina… no sentido de posse das fêmeas, que os machos desenvolvem na família, com o patrocínio do enquadramento político-social: são as jovens mulheres, tolhidas pelo pai e pela mãe, que lhes condicionam fortemente a sua autodeterminação e que só se libertam (?!…) das peias familiares… quando se acolhem às peias maritais… tudo isto sem exercerem, normalmente, um trabalho remunerado, porque não é costume elas trabalharem… e sem trabalharem não há emancipação individual e social…

E se essas jovens se relacionarem com machos, à revelia da família, sujeitam-se a serem cominadas com pena de morte, por fogo, tiro ou degola, como meio de “lavar a honra da família”, coisa que se praticava há centenas de anos, na Europa…

Vede a impressionante coleção de livros sobre esta temática, nas Edições ASA, coleção “Biografias e Memórias (http://www.asa.pt/pt/literatura/biografias-e-memorias/).

São jovens em que, geralmente, a liberdade de usufruto sexual está seriamente cerceada, redundando em frustrações cumulativas, que geram tensões emocionais e de raiva incontida, que tendem a descarregar-se em momentos de fúria familiar, social ou política. Jovens esses que, enquanto estiverem na casa paterna, tenham a idade que tiverem, estão submetidos aos ditames da mãe e, sobretudo, do pai.

O autoritarismo familiar é o reflexo do autoritarismo geral político-social e alimentam-se mutuamente…

É, também, o enorme desemprego, que estas sociedades acumulam, pois que a uma procriação, por vezes, infrene, não há escoamento de empregabilidade, porque não há não só campos agricultáveis, que deem trabalho a tanta gente, dada a natureza dos terrenos destas regiões, como também mingua o pendor empresarial destes povos, mais recluídos em pequenos negócios familiares, agrícolas ou comerciais e urbanos, do que em empresas modernas e progressivas, médias e grandes.

O resultado disto tudo, cimentado por uma religião omnipresente e invasiva dos mais variados pormenores de vida, é uma acumulação de tensões e frustrações, desvairadas e tumultuosas, capazes de provocarem as consequências mais incríveis, em matéria de atentados, guerra civis, coerções, dominações, punições e outros atos sociais, que me escuso a exemplificar, pois que os leitores já devem ser conhecedores das inúmeras facécias desta gente.