Loading

Magistratura e polícia belgas fazem o seu dever

Des perquisitions ont été menées au siège de l’Église catholique belge, à Malines, à la Commission Adriaenssens qui traite les plaintes pour abus sexuels, ainsi que chez le cardinal Danneels. Et ce, à la suite des accusations d’abus sur mineurs portés contre des ecclésiastiques.

www.lesoir.be/actualite/belgique/2010-06-24/pedophilie-perquisitions-au-coeur-de-l-eglise-belge-778060.php

ACTUALIZAÇÃO (Diário Noticias, 25 Junho 2010)

A sede da arquidiocese de Malines-Bruxelas, a residência do seu antigo arcebispo, cardeal Godfried Danneels, e as instalações de uma comissão independente que investiga casos de pedofilia na Bélgica foram ontem alvo de buscas da polícia, que recolheu documentos susceptíveis de “provarem as acusações de abusos de menores por parte de certos membros da Igreja”, explicou o porta-voz do Ministério Público de Bruxelas.

Monsenhor Danneels foi chamado à sede episcopal pela equipa de investigação que realizou aqui a busca, enquanto na sua residência uma outra equipa confiscava o seu computador pessoal e alguma documentação.

O objectivo da operação policial, que envolveu mais de 30 inspectores e agentes, foi o de “obter elementos de prova relativas às declarações feitas no quadro de um processo recentemente desencadeado”, referiu o mesmo porta-voz.

A actuação da polícia surge menos de dois meses após a demissão do bispo de Bruges, cujo nome surgira associado a situações de abuso de menores. Em Maio, a Igreja belga apresentara um pedido de desculpas em que reconhecia “ter sido dada uma nova oportunidade aos abusadores enquanto as suas vítimas ficaram marcadas por feridas que não cicatrizam” (…) Segundo as agências, a investigação oficial está particularmente interessada nos testemunhos recolhidos por esta comissão, tendo confiscado a totalidade dos 475 dossiers onde se recolhem depoimentos sobre casos, alguns deles sucedidos há várias décadas (…) Embora não tenha sido revelada a fonte das queixas que levaram a justiça belga a desencadear as buscas de ontem, alguns meios de informação belgas sugeriam o envolvimento de um padre reformado, Rik Devillé, que teria denunciado à hierarquia nos anos 90 casos de abusos sexuais.

O abade Devillé admitiu ter passado às autoridades, há cerca de duas semanas, documentos e informações sobre aqueles casos, mas ignorava ontem se estes estariam ou não na base da investigação. Entre os documentos constam cópias da correspondência sobre aqueles abusos trocadas pelo padre com a hierarquia.

http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1602357&seccao=Europa