Loading
  • 3 de Abril, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

O Sr. Duarte Pio, os milagres e o opúsculo

Se D. Guilhermina de Jesus, apoquentada com os salpicos do óleo de fritar peixe, desorientada com a dor da queimadela no olho esquerdo, em vez de evocar Nuno Álvares, tivesse apelado ao bem-aventurado Afonso Costa, era um insulto para o estadista mas um milagre maior para a fé.

Nas relíquias sacras permanece um mistério por desvendar: como é possível que se tenham obrado milagres com algumas que vieram a comprovar-se refinadamente falsas e outras, com certificado de garantia, nem o alívio de uma dor de dentes tenham logrado? Eis o obstáculo que impede a distinção da madeira da cruz do Gólgota da que foi usada na construção civil.

Sendo, como se insinua, insondáveis os desígnios de deus, seria aceitável que um ateu pudesse obrar milagres enquanto um homem pio coleccionasse fracassos? Duvidar da omnipotência divina é mais grave para a alma do que acreditar em milagres por intercessão de Afonso Costa.

O ilustre investigador, Sr. Duarte Pio, escreveu um opúsculo com a descoberta dos cavalos que se ajoelharam na Cova da Iria a marcar o sítio onde vários séculos depois o Sol faria piruetas, uma virgem mataria o ócio com três pastorinhos e um anjo acharia a pista de aterragem.

Se em vez dos cavalos de Nuno Álvares que, presume-se, acompanhavam na fé o dono, fossem solípedes de Afonso Costa, é de crer, que em tão pio local, em vez da genuflexão, desatassem aos coices e relinchassem blasfémias.

Enquanto os admiradores de Nuno Álvares Pereira, desiludidos com a magreza do milagre que lhe adjudicaram, aguardam que um soldado de infantaria passe a ver através do olho de vidro ou um mutilado de guerra veja crescer a perna que a mina lhe decepou, pode acontecer que Afonso Costa, por bondade divina, acabe nos altares por ser mais eficaz no combate á sida do que o próprio preservativo.

Se, tal como as relíquias falsas, os ateus entrarem no ramo dos milagres, é de crer que o Sr. Duarte Pio renegue o opúsculo pífio e faça um tratado sobre a bondade do seu deus.