Loading
  • 11 de Janeiro, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Embustes da fé

Alguns avençados do divino garantem que é «a fé para acreditar em Deus é semelhante à fé para não acreditar em Deus». Trata-se naturalmente de um embuste que a maiúscula da palavra «Deus» logo trai.

Poderíamos repetir a frase com que o escritor Paulo Coelho, agora numa fase mística, faz propaganda da crença, em relação a outros mitos. Veja-se por exemplo esta: «A fé para acreditar em Sereias é semelhante à fé para não acreditar em Sereias» e ver-se-á a dimensão da tolice sem precisar de argumentos.

Curiosamente, sabendo-se que Bush e a Alexandra Solnado já afirmaram ter falado com deus e que a Irmã Lúcia foi visitada por Cristo, na sua cela em Tuy, não podemos deixar-nos enganar por provas testemunhais apesar da credibilidade das testemunhas, sobretudo da Lúcia e da Alexandra Solnado.

Quanto às Sereias, são numerosos os testemunhos de marinheiros e até de Cristóvão Colombo que as avistou na costa da América e disso nos deu testemunho. No entanto, muitos aceitarão que se levassem mulheres a bordo os marinheiros não teriam reparado nas Sereias.

Está por esclarecer o estado mental com que Moisés falou com deus no monte Sinai ou Maomé com o arcanjo Gabriel entre Medina e Meca.

Uma coisa é certa, não devemos acreditar em afirmações para as quais não possam ser apresentadas provas. Portanto, provavelmente deus não existe.