Loading

A monotonia da missa

Assisti ao monólogo «Esta Noite Choveu Prata», por João Villaret, há meio século. Foi na Guarda, uma cidade então mais dada à oração do que à cultura, e não se pode dizer que a representação constituísse um êxito. Mas foi uma interpretação soberba, por um actor de raro talento e uma voz que permanece para o resto da vida.

Tenho pena de não ter podido rever ao vivo aquele notável espectáculo. Penso que ainda ficaria disponível para uma terceira representação, após uma pausa canónica de alguns meses, e, depois, arquivaria na memória uma peça interessante e a representação genial.

Se alguém assistisse ao mesmo espectáculo, todas as semanas, durante a vida inteira, é porque tinha ensandecido. Não sei como é possível ir à missa todas as semanas e, alguns, todos os dia, e manter a lucidez. Bem sei que a vida está difícil e há protecções terrenas para as cumplicidades divinas!

A missa é um espectáculo monótono em que só variam o actor principal e os adereços. O actual papa gostaria que fosse sempre em latim e com o público de joelhos. Não é por acaso que elegeu o nome artístico de Bento, sabendo quem tinha sido o anterior Bento.

Em dias de festa, a missa tem mais actores e são mais garridos os vestidinhos dos varões que a celebram, mas o enredo é sempre o mesmo, os passos de dança iguais e repetidos os sinais cabalísticos. Quem viu uma missa viu-as a todas, quem engoliu uma hóstia conhece o sabor da próxima e, até as orações, são sempre iguais, inúteis e enfadonhas.

Quando se sabe que 5% dos franceses vão à missa, há quem pense que são poucos mas é uma admiração haver tanta gente desocupada para repetir um ritual inútil.

A liberdade é inimiga da fé ou, melhor dito, a fé é inimiga da liberdade. Onde esta se afirma, a fé, lenta e inexoravelmente, agoniza. É por isso que os exércitos de clérigos de todas as religiões se afadigam para impor as suas regras à sociedade, para se infiltrarem nos aparelhos de Estado e para dominarem o poder económico, o ensino e a assistência.

Cuidado com eles.