Loading

O Papa repesca Martinho Lutero sem pedir perdão!

O Papa deseja reabilitar Martinho Lutero (Martin Luther), um teólogo alemão que viveu de 1483 a 1546 e é considerado o pai da Reforma Protestante. Martinho Lutero acreditava piamente na Bíblia, foi educado num mosteiro e graduou-se Doutor em Teologia que, como se sabe, não é Ciência. Foi professor, pregador e confessor.

Lutero, em vida, tentou ser mais papista que o Papa e lançou corajosas críticas à Igreja Católica, apontando a distorção de várias verdades do Cristianismo ensinadas na Bíblia, repudiou o sistema das indulgências, que permitia às pessoas pagarem o perdão dos seus “pecados”, com entregas pecuniárias à Igreja. Condenou a avareza e o paganismo da Igreja como um abuso. Questionou a autoridade do Papa para conceder tais indulgências. Também declarava que o papado não formava parte da essência imutável da Igreja original. Negou que a salvação pertencesse à Igreja Católica ocidental sob a autoridade do Papa, mas que esta se mantinha na Igreja Ortodoxa, do Oriente. Propôs uma série de reformas, entre as quais se incluíam a abolição das rendas do Papa, o reconhecimento do governo secular, a revogação do celibato do clero e outras.

Em 1520 o Papa Leão X advertiu Lutero e ameaçou-o de excomunhão, a menos que este renunciasse às suas ideias. Lutero recusou a submissão ao ultimato do Papa e acabou por ser excomungado em 1521 e condenado por heresia.

Passados quase 500 anos, o período habitual para a ICAR tomar consciência das asneiras que faz, o Papa Bento XVI quer agora reabilitar Martinho Lutero. Vai dizer-nos que ele até era um tipo porreiro, nada herético. A final, quem estaria errado era o Papa Leão X. Esta acção de repescagem do morto Lutero pode entender-se pela tentativa de aproximação e integração com as Igrejas Protestantes, sob a égide da ICAR.

 a)  kavkaz (leitor habitual do DA)