Loading

Casamento não é negociável

O casamento estável entre um homem e uma mulher é um dos «princípios não negociáveis» para uma «correcta convivência civil e cristã», defendeu o cardeal Saraiva Martins no Santuário de Fátima.

Perante milhares de peregrinos, na celebração principal da peregrinação de Maio, D. Saraiva Martins apontou vários valores essenciais, tendo destacado o «matrimónio como união estável e fiel de um homem e de uma mulher e não de qualquer outro modo».

A vida, a família, a «caridade concreta, a dignidade pessoal, estendida a todos os momentos e a todas as suas dimensões da existência» foram outros dos «princípios não negociáveis», enumerados pelo cardeal, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, que hoje presidiu à peregrinação de Maio.

«Este é o fundo e o ambiente – humano e cristão – no qual se colocam a mensagem e os acontecimentos da Cova da Iria», afirmou o cardeal aos peregrinos, que encheram o Recinto do Santuário de Fátima.

Perante os peregrinos, D. Saraiva Martins recordou que o «homem de hoje, iludido e desiludido da vida, por vezes parece ter desistido de esperar» por um futuro melhor.

Até porque «caíram as consideradas certezas das ideologias, o bem-estar e o consumismo que aparentemente satisfazem as nossas necessidades e exigências», confirmando a «sua total inconsistência» e «radical incapacidade para fazer feliz o homem do nosso tempo», considerou o purpurado.

Perante a «apostasia (abandono público) da fé» e da «razão», D. Saraiva Martins contrapõe a mensagem de Fátima que veio marcar um «século ensanguentado pela loucura de duas Guerras Mundiais, marcado por nacionalismos exasperados, por ideologias ateias e materialistas».

Fonte: Sol, 13 de Maio de 2008.