Loading

Novas instalações em Fátima

A nova Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, tem a partir de ontem o culto do Santíssimo Sacramento (Lausperene), um dos locais de maior devoção dos crentes, concluindo o processo de transferência de serviços do complexo do Santuário.

Nesta peregrinação internacional, evocativa das Aparições de há 91 anos, o Santuário coloca a nova Igreja da Santíssima a funcionar em pleno, já com os 46 confessionários – 12 dos quais para peregrinos estrangeiros – e as restantes capelas de um corredor subterrâneo anexo, denominado Zona da Reconciliação.

Estes espaços foram inaugurados pelo cardeal Tarcisio Bertone em Outubro, mas nunca ficaram abertos aos peregrinos. Mas o ponto mais sensível para os peregrinos é o culto do Lausperene (mais conhecido como o Santíssimo) que será transferido da capela actual, junto à Basílica, para a nova Igreja da Santíssima Trindade. Desde o dia 1 de Janeiro de 1960 que o Santíssimo Sacramento está exposto e é adorado dia e noite pelos peregrinos, ficando o culto nocturno a cargo das Irmãs reparadoras de Nossa Senhora das Dores de Fátima.

Para a peregrinação de Maio, que tem início segunda-feira e termina às 18h00 de sábado, já se tinham inscrito 107 grupos organizados de peregrinos, com um total de dez mil pessoas de 28 países. A maior parte destes peregrinos estrangeiros são oriundos da Polónia, Alemanha, Estados Unidos e Itália.

Fonte: Sol, 11 de Maio de 2008.