Loading

Barcelona

Uns dias em Barcelona souberam a pouco. Para resumir, digamos que se tivesse menos 20 anos teria ficado por lá. Ao contrário de Madrid, por exemplo, dá um enorme prazer caminhar pelas ruas de Barcelona, sem destino, apenas pelo passeio. Esta comparação com Madrid nem faz muito sentido porque, praticamente, nunca senti que estivesse em Espanha! Não sei se a sensação seria extensível ao resto da Catalunha, mas em Barcelona, seguramente, não se respira uma atmosfera espanhola.

Não me vou alongar na descrição destes dias; Barcelona impressiona pelo seu todo, não se lhe consegue fazer justiça com descrições turísticas.

Gostaria, no entanto, de contar um episódio caricato. Ao tentar visitar a catedral, foi-nos bloqueado o acesso porque a minha filha vestia… uma camisola de alças! Teria que vestir algo que lhe tapasse os ombros para que nos fosse permitido o acesso. Como o dia estava quente não levávamos nenhuma roupa adicional pelo que tivemos que dar meia volta. Ao sair deparo-me com este magnifico cenário (ver foto), mesmo em frente da porta da catedral onde nos barraram o acesso. Não consegui deixar de pensar que a imagem não era nada inocente e que a hipocrisia tem estranhas formas de se revelar.