Loading

Ali al-Sistani impotente para travar guerra civil no Iraque

Enquanto a violência continua a assolar o Iraque e Bush afirma que não há perigo de uma guerra civil, o ayatollah Ali al-Sistani, o clérigo shiita mais influente no Iraque, avisou que deixará de tentar conter os seus seguidores, admitindo que é impotente para travar a guerra civil que há muito se desenha neste país. Não obstante as notícias da prisão do nº2 da al Qaeda no Iraque, Hamed Jumaa Farid el-Saeedi .

O seu porta-voz, Ali Al-Jaberi, quando interrogado sobre se al-Sistani seria capaz de prevenir a guerra civil respondeu: «Honestamente, penso que não. Ele está muito zangado, muito desapontado». As razões do desapontamento do clérigo, que declarou não mais intervir politicamente, apenas religiosamente, residem no facto de os shiitas ignorarem os seus apelos à moderação e cada vez mais aderirem a grupos militantes e esquadrões de morte.

Numa reunião com o primeiro-ministro iraquiano Nuri Al-Maliki no domingo, o clérigo shiita afirmou que a guerra civil é inevitável se o governo não a conseguir de alguma forma impedir.

O Departamento da Defesa dos Estados Unidos admitiu no seu relatório trimestral ao Congresso (documento pdf) que a violência no Iraque aumentou, atingindo os valores máximos alguma vez registados, com cerca de 792 atentados semanais e 120 mortes diárias.