Loading

Madonna diabólica

A diocese de Milão considerou mandar retirar este enorme (e recatado) outdoor de Madonna colocada num dos andaimes onde se procede à restauração da Catedral de Milão.

Segundo o Corriere della Sera, a Veneranda Fabbrica do Duomo, criada em 1387 para construir e conservar a catedral milanesa, a entidade a quem compete decidir que tipo de publicidade pode ser colocada nas respectivas paredes, pela voz do seu director, Benigno Morlin Visconti, afirmou ter agido de «boa fé» ao permitir há um mês a colocação do anúncio.

Claro que na altura ninguém previa a polémica que a digressão de Madonna levantaria nas hostes cristãs – nomeadamente que, além da crucificação, incluiria no espectáculo imagens de Bento XVI numa projecção na qual apareciam outros personagens como Hitler, George W. Bush, Benito Mussolini, Osama Bin Laden e Saddam Hussein – pelo que Visconti acrescentou que se o soubesse teria impedido que a fotografia em questão ornamentasse o dito andaime.

No entanto, apesar dos protestos acerca do inocente anúncio da Hennes & Maritaz, Monsenhor Luigi Manganini, arcipreste do Duomo, disse que o anúncio poderia ficar todo o tempo que consta do contrato com a H&M. De facto, a denúncia do contrato publicitário, que integra uma campanha de angariação de fundos destinada à restauração da catedral, não deveria sair barata aos cofres da Igreja. Assim Manganini, justificou a sua decisão afirmando que é apenas um anúncio, não uma canonização.

«As outras partes do edifício estão cheias de demónios e diabos. Assim uma Madonna infernal não nos deve prejudicar muito» disse ao Corriere della Sera Vittorio Sgarbi, o responsável da cultura da câmara de Milão.

Entretanto os dois espectáculos de Madonna em Moscovo, apesar do boicote da Igreja Ortodoxa, prometem esgotar rapidamente. Não obstante terem sido mudados da Praça Vermelha para um recinto da Universidade estatal de Moscovo, centenas de pessoas passaram a noite à porta da local onde iriam ser vendidos os bilhetes para os espectáculos na capital russa. Em Praga, a cidade onde Madonna actuará antes de viajar para a Rússia, a organização do espectáculo informou que os 36 000 bilhetes disponíveis esgotaram em 9 minutos.

Não é complicado prever que esta primeira actuação de Madonna em solo soviético será um sucesso comparável ao de Roma. Não obstante os boicotes de todas as religiões do livro que consideram um sacrilégio a actuação da cantora na cidade que descrevem como «a capital da ortodoxia».