Loading

Atentado de Bombaim: primeiras detenções

A polícia indiana efectuou as primeiras detenções relacionadas com o atentado terrorista que matou mais de 180 pessoas em Bombaim na semana passada. Os primeiros detidos são activistas do Students Islamic Movement of India (SIMI), os quatro mais recentes são alegadamente membros do Lashkar-e-Tayyaba, o Exército dos «Puros»..

As suspeitas de que pelo menos os explosivos e o planeamento do atentado fosse da responsabilidade do Lashkar-e-Tayyaba, o grupo islâmico baseado no Paquistão que há muito luta pela soberania do Paquistão sobre Caxemira, foram imediatas e os últimos desenvolvimentos confirmam essas suspeitas.

Mais indicações do envolvimento do Lashkar-e-Tayyabano atentado residem no facto de que foi utilizado o explosivo militar RDX na manufactura das bombas utilizadas em Bombaim. Este explosivo é muito utilizado pelos militantes islâmicos em Caxemira, especialmente pelo referido movimento terrorista.

Entretanto na Caxemira sob administração indiana foi preso Mohammad Rafiq Sheikh, ou Mudassar, um dos líderes do movimento, procurado por mais de 20 atentados, incluindo um ataque com granadas em Sranigar no mesmo dia do atentado de Bombaim.

Um e-mail enviado a uma estação local de televisão, a Aaj Tak, que reinvidicou a autoria do atentado de Bombaim para uma organização denominada Lashkar-e-Qahhar, ou Exército do Terror, foi descartado pela polícia. De facto, há indicações da polícia indiana de que o e-mail é uma brincadeira (de mau gosto) de um jovem indiano. Quiçá como protesto em relação à medida adoptada pelo governo, na tentativa de evitar uma escalada da violência entre hindus e muçulmanos, de bloquear, como medida de segurança, o domínio blogspot.

As iniciativas de paz entre a Índia e o Paquistão foram seriamente abaladas pelos acontecimentos de 11 de Julho.