Loading

Projecto Steve

O templo dos neo-criacionistas disfarçados de IDiotas, o Discovery Institute, uma instituição sem problemas de financiamento, exibe como grande trunfo uma lista de 400 cientistas, na sua maioria ligados ao próprio Instituto, que segundo o DI apresentam grandes dúvidas em relação ao evolucionismo.

Nomeado em honra do paleontólogo Stephen Jay Gould e como paródia às pretensões dos IDiotas* de que a evolução é «uma teoria em crise», o National Center for Science Education (NCSE) criou o Projecto Steve que pretende tratar as inanidades debitadas pelos IDiotas, mais concretamente que existem sérias dúvidas na comunidade científica sobre a evolução, como a anedota que de facto são. Assim o Projecto Steve lista apenas cientistas chamados Stephen ou variações como Stephanie, Steven, Stefan, Esteban, etc. que se prontificaram a assinar o manifesto acima reproduzido. Neste momento há 687 Steves no Steve-o-Meter, incluindo os dois Steves prémios Nobel, Steven Chu e Steven Weinberg, para além de Stephen Hawking, claro!

Todos estes Steves são certamente «adoradores do ateísmo» na opinião dePat Robertson, o pastor evangélico ex-libris dos teoconservadores ou «religious right» e fundador da Coligação Cristã, conhecido pelas pérolas de raciocínio cristãs que debita.

Uma das mais redondas destas pérolas foi debitada durante a emissão de dia 15 do corrente mês no programa «The 700 Club» da CBN (Christian Broadcast Network) em que Robertson sugeriu que os defensores da evolução são «fanáticos» acrescentando que a evolução «é uma religião, é um culto» e como tal afirmou que o ensino da evolução é anti-constitucional, violando a primeira emenda que prevê a separação religião-estado.

Robertson é conhecido internacionalmente pelos piedosos dislates que debita mas este é de tal forma hilariante que lhe merece automatica e destacadamente o prémio na categoria «Anedota do Ano».

*Intelligent Design is Involved in the Origin of The Species