Loading

Doutrina ou interesse económico?

Dos Estados Unidos chega-nos a notícia que o arcebispo de St. Louis, Raymond Burke, excomungou os seis membros do conselho de direcção da igreja de St. Stanislaus Kostka e o padre polaco, Marek Bozek, que estes tinham contratado recentemente, na sequência de uma longa querela com o arcebispo que se recusava a nomear um padre para a paróquia após ter retirado os anteriores.

Na origem do conflito está simplesmente um problema de dinheiro já que graças a uma disposição de 1891, um ano após o estabelecimento da paróquia, quer a propriedade quer o controle financeiro desta igreja está nas mãos do conselho (leigo) de direcção. Desde que foi nomeado o arcebispo exige ser ele a a controlar financeiramente a paróquia, o que inclui a propriedade da igreja.

Bob Zabielski, um dos membros da direcção agora excomungados e que o arcebispo convidou a reconciliar-se com a igreja cedendo-lhe o controle da igreja e do dinheiro que movimenta, afirmou «Isto é apenas a última de uma série de acções vergonhosas que nos foram feitas nos últimos anos. Ele quer a propriedade e é isso, e ele usa todas as armas do seu arsenal».

A reacção dos paroquianos parece indicar que as ambições imobiliárias do arcebispo não vão ter sucesso. Alguns paroquianos expressam a sua admiração pelo padre Bozek que segundo eles se sacrificou para garantir que a paróquia tinha o padre há mais de um ano negado pelo arcebispo. Porque, como afirmou um paroquiano, Stan Rozanski, as excomunhões eram «algo que sabíamos ir acontecer». Mas afirmou-se ainda espantado por uma situação que começou como «uma disputa de propriedade» ter terminado com excomunhão.

«Este é mais um exemplo das tácticas medievais usadas contra pessoas que apenas tentam ser bons católicos. Ele [o arcebispo] poderia ter excomungado toda a paróquia… Nós não vamos mudar».