Loading

Retrocesso fundamentalista na Turquia?

As propostas do governo de Recep Tayyip Erdogan da imposição de uma lei seca no centro das cidades turcas, que exilariam para os subúrbios os locais onde se pode beber álcool, reacenderam os receios de um relapso fundamentalista na Turquia.

De facto, o partido do governo, AKP, tem sido repetidamente acusado por grupos seculares de tentar forçar um estilo de vida islâmico ao mesmo tempo que implementa reformas «ocidentais» desenhadas para facilitar o processo de adesão à CEE.

Como há muito alertamos, a conjuntura internacional de crise que vivemos torna as populações vulneráveis aos ataques fundamentalistas (de todas as religiões) que alocam a desvios ao integrismo religioso respectivo as razões da crise. Os grupos seculares de defesa da imprescíndivel para a paz e tolerância laicidade são assim essenciais para que não assistamos a um retrocesso civilizacional, já que os moderados de todas as fés desculpam por norma os excessos cometidos em nome da respectiva religião. Como o filósofo Sam Harris explica, a atitude complacente em relação às religiões é uma ameaça latente para o modelo de sociedade que queremos construir, uma sociedade justa, de paz e tolerante. Os exemplos que nos chegam de todo o mundo e de todas as confissões religiosas indicam claramente que precisamos despertar desta complacência e não transigir no mínimo desvio à laicidade!