Loading

Deometria ou matemática para crentes

Depois da teoria da Queda Inteligente a última sátira às IDiotias faz furor nos Estados Unidos: a deometria, o estudo de como o Criador criou pontos, linhas, ângulos, formas geométricas e determinou as relações entre estes. Num fabulosos artigo satírico somos informados que, de acordo com os aderentes a esta forma alternativa de introduzir a geometria nas salas de aulas, a deometria pretende apenas estabelecer o balanço numa área que removeu todos os vestígios da religião do «polígono público». Numa área essencial já que a etimologia de geometria, uma contracção de duas palavras gregas, geo (terra) e metron (medida), torna evidente que geometria deve ser de facto teometria uma vez que «O problema que se encontra é que não se pode medir a Terra sem atribuir a Deus a sua criação» explicou Mac Bresnahan, professor de matemática em Topeka High, Kansas, e treinador de golfe.

Bresnahan dá aulas de geometria na Topeka High há cerca de 30 anos e afirma que se sentia frustrado num campo que tem ignorado sistematicamente o papel do Criador: «Tenho ensinado os alunos como encontrar o centro de uma circunferência usando um compasso e se alguém levanta a mão e pergunta ‘bem, quem inventou a circunferência? Eu gostaria de dizer a verdade, que foi Deus, mas isso era contra a política de Topeka High».

Mas a política de Topeka High mudou, graças aos esforços dos membros cristãos da escola para que o Seu divino papel seja reconhecido em todos os curricula escolares, desde as aulas de ciências, que incluem desenho inteligente, passando pela deometria até à deoeconomia «o estudo da distribuição de recursos que assume que Deus é a ‘mão invísivel’ que energiza o motor da economia dos Estados Unidos».

Uma sátira a não perder! Assim como é imperdível a hilariante tentativa (não, apesar de o parecer, isto não é uma sátira) de enquadrar a mecânica quântica na «perspectiva cristã»! Aliás todo o sítio web da «Física Bíblica» é simplesmente surrealista!