Loading

Depois da Dolly, o Snuppy

Recorrendo ao mesmo método que produziu a ovelha Dolly um cientista sul coreano apresentou ontem o primeiro cão clonado, um galgo afegão que dá pelo nome de Snuppy.

O professor Woo-Suk Hwang, da Universidade Nacional de Seoul, já tinha surpreendido o mundo quando anunciou, o ano passado, ter obtido linhas viáveis de células estaminais a partir dos primeiros embriões humanos clonados. Estas células estaminais representam um avanço muito promissor na clonagem terapêutica, tornando mais próximas as curas de, por exemplo, diabetes juvenil e deficiências imunológicas congénitas, para além de permitirem a regeneração de tecidos para condições como ferimentos na coluna dorsal.

Espera-se o habitual repúdio do Vaticano ao trabalho do professor Hwang, nomeadamente pela voz do vice presidente da Pontifícia Academia para a Vida, Elio Sgreccia, muito vocal a condenar o anterior trabalho do cientista, que considerou uma «violação dos direitos humanos». Especialmente sabendo que Ratzinger considera pecaminosa qualquer manipulação genética, incluindo a clonagem terapêutica (quer usando células estaminais embrionárias quer adultas)…