Loading

Rádio Vaticano condenada por poluir

Não, ainda não foi condenada por poluição social, por enquanto apenas por poluição ambiental.

Na realidade, na longa tradição de a Igreja se considerar acima das leis dos homens, os emissores da Radio Vaticano não cumprem as estipulações da intensidade de campo permitida pela lei italiana. Já em 2001 o Ministério do Ambiente italiano verificou que em onze dos catorze locais analisados a intensidade dos campos electromagnéticos apresentava valores superiores aos seis volts por metro permitidos.

O presidente da Rádio Vaticano, o cardeal Roberto Tucci, e o seu director-geral, o padre Pasquale Borgomeo, foram hoje condenados a dez dias de prisão por poluição ambiental. Claro que num país tão católico como Itália as sentenças foram automaticamente suspensas.

A queixa foi interposta em Novembro último pelos habitantes da localidade de Cesano, que acusaram os emissores da Rádio Vaticano de causar problemas graves para a saúde da população, tendo inclusive ocorrido a morte de uma criança que desenvolveu leucemia.

É estranho que a Igreja que é tão intransigentemente defensora da vida não tenha reduzido a potência dos seus emissores mal soube, em 2001, que estes infringiam as normas de segurança. Será por considerarem que a transmissão da palavra de Deus é mais importante que a vida de meros homens?