Loading

Morreu Gregório XVII, o papa alternativo

Igreja de Gregório XVII

Clemente Dominguez, ou Gregório XVII, o líder de um culto católico que pretendia ter sido coroado Papa pela virgem Maria após a morte de Paulo VI em 1978, morreu anteontem na cidade onde se baseava o culto, El Palmar de Troya, na Andaluzia.

A carreira religiosa do papa alternativo teve início em mais um episódio tipo Fátima: quatro raparigas afirmaram que a Virgem lhes aparecera num arbusto quando apanhavam flores. Como habitual nestes fenómenos uma série de peregrinos inundou o local, entre eles Dominguez, que exibia o que pretendia serem stigmata, ou os estigmas da crucificação, e que rapidamente se tornou uma figura de culto.

Dominguez durante o seu «papado» canonizou Franco, pela sua defesa do catolicismo durante a Guerra civil espanhola, e Cristovão Colombo. Talvez por ter excomungado a família real espanhola Palmar não tenha conhecido a história de sucesso económico de Fátima. A ordem fundada por Dominguez, Carmelitas da Face Sagrada, tem um património estimado nuns modestos 90 milhões de euros.