Loading

Ainda o caso Buttiglione

Querer transformar o episódio Buttiglione numa disputa sobre liberdade de pensamento é um sofisma mal disfarçado. Porque Buttiglione já provou que o seu fundamentalismo católico não se restringe ao campo filosófico e que a sua vontade de legislar sobre «pecados» é bem real.

Como é indicado no artigo uma Ópera Bufa Italiana, no jornal The Economist, de que transcrevo, traduzo e comento (a negrito) um pequeno excerto.

«No entanto, quando Mr. Buttiglione reclama que está a ser perseguido pelos seus pensamentos e não pelas suas acções, está a ser desonesto. Ele é membro vitalício de uma organização conservadora, Comunhão e Libertação, conhecida por tentar trazer os valores religiosos para a vida política (obviamente contra a laicidade consagrada nos Estados Europeus). Depois de ter sido nomeado Ministro dos Assuntos Europeus em 2002, Mr Buttiglione causou admiração nos seus colegas com uma série de exigências que iam muito para além das suas competências. Em poucos dias solicitou a proibição legal da inseminação artificial, solicitou o financiamento estatal para estabelecimentos de ensino privados (católicos, claro) e o pagamento de verbas a mulheres que rejeitassem o aborto (e tornar mandatória terapia familiar nos casos em que o suborno não resultasse, tudo isto, claro, depois de tentar alterar, unfrutiferamente, a lei do aborto italiana

Ou seja, Buttiglione já deu provas suficientes de que, contrariamente ao que os seus indignados defensores bramem, vai fazer o possível e o impossível para transpor para o corpo da lei os dogmas anacrónicos da Igreja de Roma. Para obviar à evidente inadequação do piedoso senhor nas áreas direitos fundamentais, antidiscriminação e igualdade de oportunidades, Durão Barroso pretende retirar-lhe essas competências e transferi-las para um grupo de comissários presidido pelo nosso ex-primeiro ministro. Isto se amanhã o Parlamento Europeu não decidir democraticamente vetar uma Comissão Europeia que inclui numa pasta tão fundamental alguém com o perfil de Buttiglione.