Loading

Valores cristãos

Por falar em valores cristãos e como este fim-de-semana foi a festa (tardia) de S. Bartolomeu na minha terra, recordei: A Noite de S. Bartolomeu.

Introito: Paulo II obtivera o barrete cardinalício entregando Julia Farnese ao monstro Alexandre VI; eleito Papa, envenenou a mãe para se apoderar da sua possessão e, juntando um duplo incesto a um segundo parricídio, mandou matar uma das suas irmãs, com ciúmes dos amantes; envenenou Bosesforce, marido de Constância, sua filha, que ele tinha já corrompido. Em seguida aumenta a perseguição contra os desgraçados dos Luteranos. Seus sobrinhos tornam-se os executores da sua crueldade e ousam gabar-se publicamente, terem feito correr rios de sangue onde cavalos podiam nadar. Durante essas carnificinas o Papa entrega-se às suas monstruosas voluptuosidades com Constância, sua própria filha.

Júlio III juntando à crueldade a depravação, elege ao cardinalato um mancebo encarregado na sua casa do duplo emprego, guardar um macaco e prestar-se aos vergonhosos prazeres do Papa.

Paulo IV excita o furor do Rei de França contra os protestantes, forma com este uma aliança abominável pela destruição e devasta a Europa inteira. À sua morte, o povo cansado da violência insuportável dos Bispos de Roma e arruinado pela avidez insaciável dos padres, começa a despertar do sono letárgico em que estava sepultado, emancipa-se daquele jugo infernal e atroz, arromba os cárceres da Inquisição, larga fogo às prisões, derruba a estátua do Papa, quebra-lhe a cabeça e a mão direita, arrasta-a durante três dias pelas ruas de Roma.

Pio IV resolve despertar o fanatismo de Carlos IX e Filipe de Espanha, reúne-os em Bayonna para os convencer a exterminar os calvinistas.

Os princípios do pontificado de Gregório XIII foram assinalados pelo mais horrível de todos os crimes, o massacre de S. Bartolomeu, conspiração abominável levada a cabo por sugestão de Pio IV.

Intermezzo: À meia-noite, véspera de S. Bartolomeu, o relógio do palácio dá o sinal. Saint-Germain L`Auxerrois toca a rebate, e, ao som lúgubre dos sinos, os cristãos invadem as casas dos protestantes, degolando no seu leito as crianças e os velhos; apoderam-se das mulheres e depois de as haver ultrajado abrem-lhes as entranhas, tiram delas as suas crianças meio formadas, arrancam-lhes o coração e com uma ferocidade sem dó de que só a fé é capaz, rasgam-nas com os dentes e devoram-nas. Coisa quase inacreditável, tão horrível é a acção. Os homens pereciam pelo ferro e pelo fogo, as mulheres eram violadas antes de serem enforcadas, afogadas ou massacradas e os cadáveres manchados ainda pela luxúria daqueles algozes fanáticos. Os padres e os frades eram os próprios a degolarem aquelas vítimas inocentes; obedecendo às ordens do Pontífice de Roma.

Todavia, esses atentados como que se apagam diante da devoção que os crentes da minha terra dedicam a S. Bartolomeu! Ouve-se o sino tocar, o sino fatal! Mas não se ouvem os algozes esfaimados de sangue, fartos de fé, precipitarem-se sobre os inocentes, arrancando-os das suas camas, das suas casas, atirando-os pelas janelas sobre as lanças dos soldados, mutilando vergonhosamente aqueles corpos ensanguentados, a arrastarem os cadáveres das mulheres pelas ruas, e a esmagarem as crianças contra a calçada depois de arrancados dos berços. O massacre durou três dias em Paris e dois meses em toda a França. Historiadores apontam para quase cem mil protestantes assassinados nos estados cristãos! Depois daqueles dias sanguinários, os autores do macabro dirigem-se a Montfaucon para contemplar aqueles corpos completamente nus e horrivelmente mutilados, que ainda lutavam contra a agonia da morte.

Finale:  O ódio da Fé foi tão grande que o papa Gregório XIII fez cantar um Te Deum à Santa Maria e dirigiu uma cerimónia de Acção de Graças a São Luís, santo francês, em Roma, nos dias 5 e 8 de Setembro de 1572, para agradecer a Deus por ter permitido o massacre da Saint-Barthélemy. Numa bula do dia 11 de Setembro do mesmo ano ordenou um jubileu para obter a mesma graça da destruição dos huguenotes e o desaparecimento da heresia na França.

*Referências: Lachatre, Maurice. Os crimes dos Papas.

O monoteísmo é a forma religiosa mais propensa à realização de guerras santas. Os judeus inventaram o deus único, e o ocidente nunca mais se livrou da intolerância religiosa. – Ver padres a apelar aos valores cristãos é como ver a Cicciolina a apelar à virgindade.