Loading

Notas piedosas

Reguengos de Monsaraz – A devoção autóctone atingiu o êxtase com o abate de um touro preso ao muro da arena, um acto de diversão em honra do Nosso Senhor Jesus dos Passos, patrono das festas religiosas que conduziram à imolação do animal. Em Roma largavam-se feras contra os cristãos – diz a lenda – hoje largam-se cristãos contra as feras, como se vê.

Igreja Ortodoxa – O patriarca grego de Alexandria e de toda a África, Pétros VII, morreu ontem no mar Egeu onde se despenhou o helicóptero em que viajava com outras 16 pessoas. Ou o helicóptero estava benzido e foi inútil ou não estava e foi incúria. Eis um caso típico de acidente onde não se sabe se as pessoas vão para ao céu, mas há a certeza de que caíram do céu.

ICAR – Na sequência da evocação do acto terrorista de 11 de Setembro de 2001, JP2 recebeu bispos americanos a quem informou de que rezava pelo fim do terrorismo. Se o Papa tem provas da eficácia da oração deve aumentar a frequência, duração e intensidade das rezas. Se não tem provas deve abster-se de intrujar os crédulos.