Loading

O custo de uma peregrinação

O papa vai a Lourdes, dia 14 e 15 deste mês, por alturas da festa da Assunção e da comemoração dos 150 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição, por Pio IX.

Quanto custa esta peregrinação? Uns meros 1,5 milhões de euros! De acordo com informações do santuário, os gastos serão divididos entre os participantes da visita do papa, sendo pedida uma taxa aos jornalistas que viagem no avião papal. Uma vez que não serão pedidas ofertas durante os ritos presididos por JP2, os peregrinos receberão uma proposta (e apenas uma proposta, notem bem) para contribuirem ao chegarem ao recinto. Na verdade, a organização sugere uma soma mínima de 10?, uma vez que não se trata de uma entrada.

Se se questionarem sobre o destino do dinheiro, os peregrinos, jornalistas e outros contribuintes poderão consultar o orçamento previsto para aqueles dois dias. Por exemplo, sanitários: 114 218?; segurança (inclui t-shirts e crachás): 181 005?.

Pergunto: a ICAR não ajudaria mais desfavorecidos se investisse aqueles 1,5 milhões de euros, sei lá, em educação? Ou na implementação de estruturas criadoras de emprego? Ou em programas de reflorestação?