Loading

Sobre Bento 16. Opinião de um leitor

Incendiário e Terrorista é ele ou ele e os seus capangas, clero e frades/freiras, embicados a exaltar sagas e mágicas absurdas, transtornados eles sim de ódios ocultos como o que ficou algures aqui narrado do Pogrom (Lisboa, 1506) em que, por três dias, começando a 19 de Abril (1506) e terminando terça-feira seguinte, houve uma perseguição assassina aos judeus, incluindo cristãos-novos, delapidando vidas (até de bebés) e bens. Damião Góis dá uma descrição detalhada do acontecido em que as figuras relevantes, que impulsionaram e exaltaram os ânimos foram frades (Dominicanos? Jesuítas?) que acabaram por serem sentenciados à morte.

Decorreram já 500 anos. A fúria de mortes prolongou-se pela Idade Média com a tétrica Inquisição semeando mortes e torturas sobretudo em Espanha e Portugal. Perseguição, ódio, fúria cega contra outras influências, outras culturas, outros modos de estar e viver. Houve o pretendido e largamente consumado genocídio pela continuada condenação idiota de judeus no Holocausto do século 20. Essa fixação maníaca contra os apóstatas, os hereges, os judeus e muçulmanos, o desprezo obsessivo pelas mulheres, taras misóginas, tudo isso repetido e repensado, tal a convicção que se estabelece nessas mentes que não se entendem como doentes paranóicos e, múltiplas vezes, de elevada perigosidade.

 O terrorismo persiste ainda com as figuras demoníacas, o fogo dos infernos, penas terríveis para os não crentes, para os pecadores, pecados da carne e do pensamento, esse terrorismo às populações indefesas e culturalmente mal preparadas.

Loucura!

Há que acabar com isto!!!

a) Jorge Alarcão