Loading

Associação Industrial do Minho quer estátua do cónego

O presidente da Associação Industrial do Minho defendeu hoje ser “altura de reerguer” o processo de colocação de uma estátua em Braga ao cónego Melo, que hoje faleceu em Fátima.

“Defendo que aqueles que se bateram pela homenagem ao cónego Melo, lembrando a sua vida e obra numa praça de Braga, têm, agora, de retomar o processo”, sustentou António Marques.

Em 1993, um grupo de bracarenses mandou fazer uma estátua do cónego, que pretendiam fosse colocada na rotunda de Monte de Arcos em Braga, mas a ideia foi abandonada devido à contestação de forças políticas de esquerda, nomeadamente, PCP e Bloco de Esquerda, tendo a escultura sido guardada.

O empresário sublinha que, “independentemente da perspectiva de vida que cada um tenha, é indiscutível que o cónego foi um homem que marcou a vida da igreja, do país e da cidade”.

“A Associação Industrial do Minho não esquece que foi o cónego quem defendeu a liberdade e a iniciativa privada, contra ventos e marés, numa altura conturbada da vida do país”, afirmou, numa alusão à luta que a Igreja de Braga liderou contra a alegada tentativa de tomada do poder pelo PCP e pela extrema-esquerda política e militar em 1975.

Fonte: Agência Lusa, 19 de Abril de 2008.