Loading

Cavaco recebe Aga Khan

O Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu hoje em audiência, no Palácio de Belém, o príncipe Karim Aga Khan, líder institucional e espiritual dos muçulmanos ismailitas, no âmbito da sua visita a Portugal.

O Chefe do Estado português ofereceu após uma audiência um almoço em honra do príncipe Aga Khan.

A visita do Aga Khan, que decorre até à próxima segunda-feira, a convite do governo português, enquadra-se numa série de deslocações efectuadas a diversas partes do mundo para assinalar o ano do seu jubileu de ouro – o 50º aniversário desde que se tornou no Imam, líder espiritual, dos muçulmanos Shia Imami Ismaili, uma comunidade etnicamente diversificada que reside em cerca de 25 países.

Durante a sua estada em Portugal, o Aga Khan manterá encontros com o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, com o primeiro-ministro, José Sócrates, e com os ministros dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, e da Justiça, Alberto Costa.

O Aga Khan estará presente num evento congregacional com os membros da comunidade Ismaili e deverá reunir-se com o Alto-Comissário das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio.

O Aga Khan é o 49º Imam hereditário dos Muçulmanos Shia Imami Ismailis e dirige uma comunidade de 15 milhões de muçulmanos, oito mil dos quais a residir em Portugal.

Para os seus seguidores, Karim Aga Khan, que acedeu ao trono do Imamat Ismaili a 11 de Julho de 1957, é um descendente directo do Profeta Maomé através do seu primo e genro Ali, o primeiro Imam, e da sua mulher Fátima, a filha do Profeta.

Nos últimos 50 anos, o Aga Khan tem liderado o crescimento de uma das maiores redes privadas mundiais de ajuda ao desenvolvimento. A rede Aga Khan para o desenvolvimento (AKDN) dedica-se a um vasto número de actividades nas áreas da educação, saúde e desenvolvimento rural, cultural e económico.

Em 2005, o governo português e a rede Aga Khan assinaram um protocolo de cooperação e no mesmo ano a rede assinou um Acordo de Parceria com o Patriarcado de Lisboa para o desenvolvimento comunitário urbano destinado ao combate à pobreza e exclusão social.

A Fundação Aga Khan é uma das instituições que integram a rede e para comemorar o jubileu de ouro está em marcha um projecto de criação de uma escola de excelência para crianças e jovens que revelem capacidades elevadas mas que têm dificuldades financeiras.

O projecto, segundo o representante em Portugal da rede Aga Khan para o Desenvolvimento, Nazim Ahmad, ainda está a ser negociado, sabendo-se apenas que será instalado na zona da Grande Lisboa e que funcionará em regime de internato para receber alunos de todo o país.

Fonte: Sol, 10 de Julho de 2008.