Loading

Dois mil receberam Aga Khan à sua chegada a Lisboa

Mais de duas mil pessoas receberam hoje o príncipe Aga Khan, líder institucional e espiritual dos muçulmanos ismailis, à sua chegada ao aeroporto de Figo Maduro, Lisboa, para uma visita a Portugal a convite do Governo.

A visita do Aga Khan a Portugal, que decorre até à próxima segunda-feira, enquadra-se numa série de visitas a diversas partes do mundo para assinalar o ano do seu Jubileu de Ouro – o 50º aniversário desde que se tornou no Imam (líder espiritual) dos Muçulmanos Shia Imami Ismailis, uma comunidade de 15 milhões de muçulmanos, oito mil dos quais a residir em Portugal.

O líder espiritual, que para os seus seguidores é um descendente directo do Profeta Maomé através do seu primo e genro Ali, o primeiro Imam, e da sua mulher Fátima, a filha do Profeta, foi recebido com honras militares, pelo ministro da Justiça, Alberto Costa, pelo porta-voz do PS, Vitalino Canas, e por vários responsáveis daquela comunidade religiosa em Portugal.

Não houve quaisquer declarações à comunicação social presente no local.

O 9º Imam hereditário dos Muçulmanos Shia Imami Ismailis será recebido hoje à tarde pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que oferecerá um almoço em sua honra no Palácio de Belém, Lisboa.

O Aga Khan manterá igualmente encontros com o primeiro-ministro, José Sócrates, o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, bem como com o ministro da Justiça, Alberto Costa.

Para hoje à tarde está também agendada uma reunião com o Alto-comissário das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações e antigo presidente da República, Jorge Sampaio.

As celebrações do dia em que o príncipe acedeu ao trono há 50 anos (11 de Julho de 1957) estão a ser preparadas com a ajuda de mais de 700 voluntários, sendo esperados mais de 15 mil ismaelitas quer do território português quer de outros países.

Fonte: Sol, 10 de Julho de 2008.