Loading

O Inferno é exotérmico ou endotérmico?

Num artigo meu anterior acerca da temperatura relativa entre o Céu e o Inferno um leitor comentou (e bem) que os cálculos efectuados partiam da presunção que a pressão no Inferno era a pressão atmosférica. Um pressuposto bastante questionável…

Comecei imediatamente uma pesquisa sobre a pressão do Inferno, que me levou a uma história muito interessante que aqui reproduzo. Consta que um professor perguntou num teste se “O Inferno é exotérmico”. Ao que um aluno terá respondido:

«Primeiramente, postulamos que se almas existem entao elas devem ter alguma massa. Se elas têm, entao uma mole de almas também tem massa. Então, a que taxa se estão as almas movendo para fora e a que taxa se estão movendo para dentro do Inferno? Eu acho que podemos assumir seguramente que uma vez que uma alma entra no Inferno ela nunca mais

sai. Por isso não há almas a sair.

Para as almas que entram no Inferno, vamos considerar as diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que quem a ela não pertença vai para o Inferno. Como há mais de uma religão desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos concluir que todas as pessoas e almas vao para o Inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade como estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no Inferno. Agora vamos olhar a taxa de mudança de volume no Inferno. A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no Inferno serem as mesmas, a relaçao entre a massa das almas e o volume

do Inferno deve ser constante. Existem entao duas opções:

1) Se o volume do Inferno se expandir a uma taxa menor do que a taxa com que as almas entram, entao a temperatura e a pressão no Inferno vão aumentar até que este expluda.

2) Se o volume do Inferno se expandir a uma taxa maior do que a entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o Inferno congele.

Então, qual das duas hipóteses é verdadeira?

Se nós aceitarmos o que a menina mais atraente da FATEC me disse no primeiro ano: “haverá uma noite fria no inferno antes de eu me deitar contigo”, e levando-se em conta que ainda NÃO obtive sucesso com ela, nem se prevê que obtenha, entao a opção 2 não é verdadeira.

Por isso, o Inferno é exotérmico
»