Loading

CASTRATI

Por

João Pedro Moura

  • A “intervenção” social de castrados tem referências bíblicas…

Em Mateus 19:12, a personagem Jesus disse:

«Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.»

Portanto, vê-se a complacência e anuência do Jesus em relação à castração e uma alusão, subentendida, a uma prática que, pelos vistos, ocorria, “in illo tempore”, isto é, havia gente que se castrava, por motivos místicos…

  • Não é por acaso que Orígenes, um teólogo e devoto cristão, em 231, quiçá num maior fervor místico, também se castrou, tendo provocado, indiretamente, a convocação do Concílio de Alexandria, nesse mesmo ano, onde foi excomungado, tamanha era a importância de tal teólogo, na segunda metade do séc. III e tamanha era a repulsa por esse mesmo ato, por parte do clero, apesar de Orígenes se ter inspirado em Mateus 19, 12, logo, em Jesus Cristo…
  • A intervenção e notoriedade social de castrados não se fica por aqui, tendo revigorado no séc. XVI, com o recrutamento de tal tipo de homens para os coros das igrejas. Assim, nabula papal, Cum pro nostri temporali munere, de 1589, o papa Sisto V aprovou o recrutamento de castrati para o coro da Basílica de S. Pedro, indiciando a indiferença da Igreja pela vida destes desgraçados, que eram normalmente castrados na infância, portanto, numa fase de maior ignorância e sujeição e uma infância de miséria e abandono, castração essa contra a qual a Igreja católica nunca se insurgira, anuindo tacitamente ou colaborando ativamente na castração desses infelizes…
  • Só a partir da unificação, laica, italiana, em 1870, que foi contra a vontade da ICAR, é que foi proibida a castração, uma prática abominável e das mais cruéis que a sociedade, com a complacência e aprovação da Igreja, engendrara.

E para se ver como a Igreja católica é extremamente lenta na compreensão e  aceitação da modernidade, só em 1902 é que o papa Leão XIII proibiu o recrutamento de novos castrati para os coros de igreja.

Maldita Igreja católica, mais os seus crimes abomináveis e imperdoáveis!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Castrato

http://www.academia.edu/4647763/Os_Castrati_a_pr%C3%A1tica_da_castra%C3%A7%C3%A3o_para_fins_musicais

unnamed