Loading

«Amar a Deus sobre todas as coisas»

Por

ONOFRE VARELA

“Amar a Deus sobre todas as coisas” é o primeiro mandamento que a Bíblia ensina e exige. Só depois vem a frase “… e aos outros como a ti mesmo”.

O preceito religioso de “amar a Deus”, continua nestes termos: “Deus deve ser amado e adorado sobre todas as coisas porque é o fundamento de todo o universo. Tudo o que existe fora do nada foi criado por Ele com amor, sabedoria e poder. Ele criou todas as coisas a partir do nada. Deus é eterno, incriado, não teve princípio e não terá fim. Deus é Omnisciente, sabe tudo; é Omnipotente, pode tudo, nada lhe é impossível; é Omnipresente, está presente em todo o lugar; é amor; é Pai; é Perfeitíssimo. Nele não há sombra de erro. Não se engana nem engana ninguém. É uma Majestade suprema, perante quem todos se devem vergar”.

O crente que entende este arrazoado como verdade absoluta, sem indagar o porquê de todas estas afirmações, nem esmiuçar o que poderá estar contido nesta lista de alegações… é o crente perfeito; é o cidadão desejado por todos quantos exercem o poder, sejam os políticos (democratas ou ditadores, mas principalmente os segundos) ou os patriarcas de qualquer religião ou seita. Foi para esse crente que os poderes de antanho redigiram tais preceitos, com o fim de serem aceites e adorados… mas não compreendidos!… A compreensão dos conceitos religiosos é uma desgraça para os especuladores das crenças. Por isso os crentes “se devem vergar” (ao conceito de Deus e àqueles que do conceito se servem).

O crente perfeito pode viver toda uma vida de paz interior e sentir uma felicidade suprema, por se vergar ao poder de quem lhe incute esta vassalagem a uma entidade fictícia, criada, exactamente, para que ele (o crente) não pense e se deixe comandar. Outros pensarão por si e lhe ditarão comportamentos inofensivos para os seus mandantes.

Ao contrário, o descrente interroga estas premissas. Quer saber o porquê de se “amar e adorar o fundamento do universo”. O que quer isso dizer?… Ele, o Deus, criou tudo a partir do nada?!… Com que matéria prima?… Com que ferramentas?… Se nada existia antes do Criador, o que foi que o criou a Ele?!… Como?… Criou-se a si mesmo?!… Qual o processo usado na criação do Criador, e como conseguiu Ele, o Criador-incriado, criar tudo a partir do nada?!…

Quanto a amar a Deus sobre todas as coisas… obviamente eu não o amo… não sou mentalmente insano para amar o que se me apresenta como arma exploradora dos meus sentimentos. E quanto a “amar os outros como a mim mesmo”… aceito!… Mas substituo o termo “amor” pelo termo “respeito” (o conceito de “fazer amor”, para nós, latinos, está muito conotado com o acto de fornicar”, por isso o dispenso como mandamento), e “respeito todos os outros, do mesmo modo como desejo que me respeitem”.

(O autor não obedece ao último Acordo Ortográfico) 

OV