Loading

O ridículo não mata

Eliza Bartkiewicz/episkopat.pl / Flickr

Jesus Cristo coroado Rei da Polónia.

«Jesus Cristo foi oficialmente coroado como Rei da Polónia numa cerimónia religiosa que juntou milhares de peregrinos, entre os quais o presidente Andrzej Duda e vários outros políticos do país.

A “entronização” de Jesus Cristo como “Rei dos polacos” aconteceu no passado dia 19 de Novembro, na Igreja da Divina Misericórdia, em Cracóvia, depois de o Parlamento do país ter aprovado a medida em Abril passado.

Milhares de católicos, incluindo o presidente do país, Andrzej Duda, bem como outros políticos, juntaram-se na missa cerimonial, onde o cardeal Dziwisz vincou que não há que ter “medo” deste acto, uma vez que o “reinado” de Jesus Cristo “não ameaça ninguém, porque é expresso através do amor com que foi crucificado”, conforme cita o site polaco Gazeta.pl.

A coroação de Jesus Cristo como Rei da Polónia é uma ideia antiga, que vem desde o início do Século XX. Tudo começou quando uma enfermeira polaca, Rozalia Celakowna, teve uma visão que lhe apontava o caminho da guerra para o país, caso Nosso Senhor não fosse coroado rei.

A Igreja polaca foi contra a ideia, durante muitos anos, alegando que era “inapropriada e desnecessária”. Mas no início de 2016, o bispo Andrzej Czaja assumiu a coroação de Jesus Cristo como “teologicamente aceitável”.

A Conferência Polaca de Bispos trata de salientar que o gesto não visa entregar “honra e poder” a Jesus Cristo, mas que é “um reconhecimento nacional da sua soberania sobre o universo“.

O presidente polaco, que pertence ao partido conservador Lei e Justiça (PiS), marcou presença na primeira fila da missa cerimonial e partilhou fotos do momento no seu perfil do Twitter.»