Loading

Conversa sobre anjos

Por

Paulo Franco

M…., na sequência da nossa conversa sobre a sua crença em anjos, gostaria de acrescentar algo mais. A meu ver, a M…. está a ser enganada pelo seu próprio cérebro. O mecanismo cerebral que utiliza para encontrar sinais da existência de anjos em seu redor é o mesmo mecanismo cerebral utilizado por todos os seres humanos que acreditam em deuses.

Ao longo da longa história da humanidade, muitos biliões de pessoas acreditaram em personagens mitológicas deste tipo. Eu poderia dizer o nome de 300 deuses que já desapareceram do imaginário coletivo e, no entanto, num dado momento da história, milhares de pessoas acreditavam ser visitadas por esses seres sobrenaturais. Desde os deuses da antiga Grécia, os deuses do antigo Egipto, os deuses do Império Romano; é um sem número de figuras mitológicas em que biliões de pessoas acreditaram cegamente durante séculos e, no entanto, se hoje alguém afirmar que acredita na existência do Deus Osíris, será naturalmente considerado um tolo.

Outro aspeto comum entre todos os crentes nestas figuras sobrenaturais é nunca conseguirem provar absolutamente nada do que afirmam. Fazem uma afirmação extraordinária, mas não conseguem apresentar provas extraordinárias da veracidade das suas afirmações. Se eu disser à M…. que vi uma vaca a voar mas não apresentar provas muitos fortes (fotos, filmagens, mais testemunhas), a M…. certamente que não acreditará que as vacas voam.

Por outro lado, a M…. está a deixar-se enganar pelo seu egocentrismo natural. Os seres humanos têm uma propensão inata para acreditar que ouniverso só existe para os servir. Biliões de pessoas acreditam que Deus (ou anjos) as ama, que Deus ouve as suas orações, que Deus responde afirmativamente aos seus pedidos, que Deus as protege dos perigos.

Agora repare como o mundo real contradiz todas essas crenças. Diariamente morrem milhares de crianças por todo mundo. Será que essas crianças não têm anjos (Ou Deus) para as proteger? Qual seria a lógica para alguns seres humanos terem anjos a protegê-las, e outros seres humanos viverem miseravelmente, sofrerem horrivelmente e morrerem mergulhados no mais cruel sofrimento psicológico e físico? Infelizmente eu não estou a inventar: milhares de crianças e adultos morrem diariamente desprovidos de qualquer consolo ou proteção divina.

Será que a M…. é mais especial ou importante do que essas crianças, para beneficiar de anjos protetores e elas não?

A M…. disse-me que já por várias vezes anjos a avisaram de perigos na estrada, e a forma de o fazer foi através de pássaros que foram embater no seu carro. Então os pobres animais tiveram que morrer para a M…. ser avisada de perigos na estrada? Não lhe parece que seria uma total falta de respeito pelo direito à vida dos pobres animais? Não acha que seres supostamente tão bondosos e amorosos como os anjos deveriam ser mais sensíveis com o direito dos animais?

M…., espero que não interprete mal o que lhe estou a dizer. Eu não estou a querer dizer que a M…. é uma ignorante que se deixa levar por crenças tolas. O que eu estou a dizer é que essa forma de pensar é perfeitamente natural. Nós somos o produto imperfeito de um processo evolutivo continuo que já dura à muitos milhões de anos. E o nosso cérebro foi programado para fazer associações que, frequentemente, nos conduz a interpretações erradas dos pequenos acontecimentos que nos vão acontecendo.

Se uma borboleta sobrevoar a minha cabeça durante 30 segundos, eu posso imediatamente considerar que isso só pode ser um sinal enviado por criaturas sobrenaturais que me amam e que me querem comunicar algo de importante. No entanto, o que realmente é factual é que as borboletas existem e voam e, portanto, é natural, de tempos a tempos, por coincidência, sobrevoarem algumas cabeças.

O possível significado que isso possa ter será unicamente da responsabilidade da imaginação de cada um.