Loading

No rescaldo das aparições em Fátima

Por

Leopoldo Pereira

Desde que no dia 13 de Maio de 1917 a Senhora do Rosário se apresentou a três crianças, a mais velha com 9 anos (Lúcia), empoleirada numa pequena azinheira, no lugar da Cova da Iria, dizendo-lhes mais ou menos isto: “Não tenham medo, eu sou a Nossa Senhora do Rosário”, não mais cessaram as aparições dos dias 13 (seis ao todo) e as continuadas idas ao local “Sagrado” nos dias 13 que se seguiram. Para lá destas aparições, a Lúcia (só ela) teve muitas mais. Visualizou o Inferno, viu S. José com o menino Jesus, etc., etc.

De salientar que o Francisco tinha oito anos e a Jacinta sete! Todos analfabetos.

Hoje mesmo, dia 13 de outubro de 2015, assisti pela TV ao discurso que o Cardeal convidado dirigiu aos peregrinos lá em Fátima. Entre outras coisas, afirmou que a tal Senhora do Rosário, posteriormente batizada de “Nossa Senhora de Fátima” receava os ateus e disse-lhes mesmo que a Rússia comunista era um perigo, aquele país tinha de se converter! Para tanto as crianças deviam rezar o terço e fazer penitência. Também lhes prometeu que a 2.ª Guerra Mundial acabaria no dia seguinte ou, mais concretamente, quando a Senhora chegasse ao Céu. Aparte estas conversas, que deram e dão pano para mangas, tinha de haver um qualquer milagre, caso contrário as pessoas não iam acreditar, até porque não ouviam nem viam nada!

Foi então que a Senhora do Rosário pôs o Sol a bailar e, atenção, houve gente que diz ter visto, embora não existam quaisquer registos científicos do fenómeno, em Portugal ou na vizinha Espanha (por exemplo). A somar ao milagre… os “segredos”, contendo um deles a previsão do atentado ao Papa João Paulo II, que só foi tornado público depois da ocorrência… Hoje relembrado pelo citado Cardeal, a título de milagre, claro!

Meus comentários:
As crianças costumam ser apresentadas, pelos promotores daquele evento, com as idades: 10 anos, 9 anos e 7 anos. A diferença não é significativa.
Por que “cargas de água” terá vindo do Céu a tal Senhora (ao que dizem, Mãe de Deus), revelar aos três pastorinhos questões tão delicadas, que dificilmente entenderiam, embora a esses níveis nada seja impossível; relembro o caso do Grande Profeta Maomé que, igualmente analfabeto, conseguiu ler o vasto texto que o Anjo lhe botou na frente ou, mais recentemente, o presidente da Venezuela que recebeu a visita do anterior presidente (falecido) na forma de passarinho.

A Rússia pode converter-se, mas hão de concordar que leva tempo… E no fim ainda ficam alguns ateus, se calhar! Caso aconteça, ficar-se-á a dever à reza do terço? A eficácia é, no mínimo, discutível…

A Guerra terminou um ano após. “Não há mal que sempre dure nem bem que não acabe”. Ora a Senhora não demorou um ano a regressar ao Céu e recordo o facto de Ela ter voltado no mês seguinte! Possivelmente terá ficado numa qualquer nave espacial, a somente um mês de viagem! Mesmo assim…

O atentado ao Papa é assunto que muito crente confunde; tentarei explicar: O Papa foi baleado na Praça de S. Pedro, no Vaticano. Fez o jeito aos portugueses dizendo que se safou porque a “Nossa Senhora de Fátima desviou a trajetória da bala”. Veem? Mais um milagre, demais vindo de quem veio: O Papa é infalível, tudo o que diz é como se fosse Deus a dizer!
O que ele não disse é que foram os médicos a safá-lo.

Pergunto: A intervenção da tal Senhora não podia começar por evitar o disparo? Mais difícil foi desviar a bala no seu percurso…
Esse Papa também foi agredido em Fátima, no ano seguinte, com uma faca; não ficou claro que o tenha sido, mas o padre espanhol (detido na altura) pelo menos tinha a intenção. Às tantas foi milagre a faca não ter cumprido os fins a que estaria devotada…

Termino anotando que, quer a Jacinta quer o Francisco, faleceram pouco depois, ambos com pneumonia. O pai da Lúcia idem. A “pneumónica” foi epidemia que na época vitimou imensa gente e os três que citei fizeram parte do elevado número de mortos. Aqui o milagre não funcionou, nem da parte dos médicos!

A fé vence barreiras, até os mitos e estórias mal contadas…