Loading

Fátima – a feira dos embustes

No dia 13 de agosto repetiu-se a feira anual da fé, dedicada aos emigrantes. O santuário ficou juncado de lágrimas, preces e velas a arder. Só os óbolos foram recolhidos.

Na caixa das esmolas caíram cordões de oiro que estiveram durante várias gerações na família, as arrecadas que a avó usou para pagar a cura do filho que a penicilina ajudou. Ficou o anel do defunto marido, para que seja mais célere a passagem pelo Purgatório e euros destinados a pagar o peixe ou a trocar o vestido que o tempo e o uso deliram.

Iam pelas estradas, bandos de peregrinos carregados de fé e cansaço, roucos de cânticos e de rosários gritados para que Deus, na sua infinita surdez, pudesse ouvir os mistérios gozosos, luminosos, dolorosos e gloriosos dirigidos à defunta mãezinha de Jesus.

Creem os devotos que a maratona pia é um complemento das orações, que Deus aprecia exercício físico e bolhas nos pés e que as chagas o comovem. Sofreram para chegar ao lugar onde bailou o Sol e a Virgem poisou nas azinheiras sem encontrar um pastor faminto de amor que a demovesse da obsessão do terço e da conversão da Rússia.

Pelas estradas e caminhos poeirentos viram-se peregrinos que a fé empurrou. Não se viu um bispo a fazer a profilaxia do enfarte ou um simples cónego a acompanhar a clientela e a partilhar o sacrifício. Para tão grandes canseiras é preciso acreditar na existência de Deus, hipótese que os prelados moderadamente admitem.

O ritual foi copiado dos anos anteriores, a liturgia repetida e o espetáculo, com entradas gratuitas, foi preparado para as televisões ampliarem o efeito das emoções coletivas.

Fátima é o altar da fé e o palco da pantomina. No dia 13, bispos, monsenhores e párocos lá estavam a gozar o espetáculo confrangedor de peregrinos a viajar de joelhos à volta da capela, em périplos de sofrimento e oração.

Deus ficou muito feliz com as esmolas, as orações, o ror de pedidos e as cinco toneladas de velas queimadas. O Deus dos senhores padres pela-se pelo cheiro de velas ardidas.

Não houve milagres. A comunicação social estava lá e cobriu as cerimónias.