Loading
  • 6 de Junho, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

Milagres

 

Por

João Pedro Moura

As historietas taumatúrgicas são o principal sucesso da Igreja católica, um garante de pingues proventos e uma boa maneira de prolongar a sua influência…

Todavia, a taumaturgia levanta inúmeros quesitos, a que os crédulos nunca poderão dar resposta e a sua igreja também não, até porque não convém…

  • Como é que os taumaturgos manifestam poder “milagroso” e “curativo” no lastimoso estado de defuntos em vez do glorioso estado de… vivos???!!!
  • Que estado é esse, o dos milagreiros defuntos, em que, depois de serem decompostos e no estado de podridão ou mesmo de meras ossamentas ou outros vestígios, em eventual relicário purpurado, manifestam uma potência tal capaz de operar prodígios taumatúrgicos, mas nunca prodígios cirúrgicos… ao vivo???!!!
  • Para se poder ratificar um milagre, nas condições descritas pelos crédulos, tem de se, previamente, explicitar e demonstrar o estado operacional do taumaturgo… defunto…

Ora, quais são os tratados teológicos da Igreja católica que evidenciem esse estado de vitalidade desconcertante, por parte de certos funcionários seus, em versão defunta e capazes de curar, divinalmente, tratados esses que, assim, ratifiquem tais prodígios miraculosos???!!!

Não havendo tais tratados elucidativos, como é que se pode atribuir essa taumaturgia???!!!

  • Por que é que a Igreja católica apenas costuma validar 1 ou 2 supostos milagres, atribuídos a um qualquer dos seus serventuários, mas pretere, desinteressando-se por validar, outros supostos e numerosos “milagres”, atribuídos pelo povo a esses serventuários clericais???!!!
  • Por que é que os taumaturgos fazem milagres apenas raramente e não acedem sistematicamente às impetrações constantes dos seus apaniguados???!!!

A existência de inúmeros santos, em santuários, peregrinações e impetrações, implicaria a ocorrência de constantes fenómenos de “milagres”, em determinadas áreas, e sua projeção mediática,  concomitante.  Contudo, tal não ocorre, pois que a comunicação social nada assinala de relevante.

Assim, por que é que tais taumaturgos não manifestam os seus prodigiosos poderes, frequentemente, mas só rarissimamente???!!!

  • O que acontece, posteriormente, ao miraculado? Vive perpetuamente, nunca mais volta a sofrer do mesmo mal, vive prolongadamente muito mais tempo que as outras pessoas não miraculadas… ou morre como os outros???!!!

Decorrentemente, por que é que morre como os outros, portanto, duma doença ou acidente qualquer, e não mais é agraciado com milagres???!!!