Loading

Pesada derrota da ICAR no seu feudo

Líder da campanha pelo “Não” reconhece derrota no referendo ao casamento gay na Irlanda

Líder da campanha pelo "Não" reconhece derrota no referendo ao casamento gay na Irlanda

Fotografia © EPA/AIDAN CRAWLEY

Segundo uma contagem inicial, o ‘sim’ terá ganho por cerca de dois boletins em cada três: “É objetivamente uma impressionante vitória para o sim”, reconheceu David Quinn.

Um dos principais líderes da campanha do ‘não’ ao casamento homossexual na Irlanda admitiu já a derrota, após o referendo histórico realizado sexta-feira sobre a legalização dessas uniões naquele país.

“Esta é uma clara vitória para o lado do sim” ao casamento gay, disse em declarações à televisão irlandesa RTE David Quinn, diretor do Instituto Iona, um dos organismos que defendem os interesses da comunidade católica.

O mesmo responsável disse que, segundo uma contagem inicial, o ‘sim’ terá ganho por cerca de dois boletins em cada três: “É objetivamente uma impressionante vitória para o sim”.

Mais de 3,2 milhões de irlandeses foram chamados sexta-feira às urnas para se pronunciarem contra ou a favor do casamento homossexual num país onde a influência da Igreja Católica, embora em declínio, continua forte.

A questão colocada aos irlandeses propunha uma alteração à Constituição para autorizar “o casamento entre duas pessoas, sem distinção de sexo”.