Loading
  • 17 de Fevereiro, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Mais um problema para Francisco

Padres pedófilos escapam a julgamento por prescrição

por LusaHoje

Padres pedófilos escapam a julgamento por prescrição
Fotografia © Fotolia

Tribunal de Granada considerou que a lei obriga a “declarar a prescrição dos crimes de abuso sexual sem penetração, exibicionismo e dissimulação de provas”.

Onze dos 12 acusados num caso de padres pedófilos em Espanha não podem ser processados devido à prescrição dos factos, de acordo com a decisão de um juiz divulgada hoje.

O magistrado de um tribunal de Granada, no sul de Espanha, considerou que de acordo com a lei devia “declarar a prescrição dos crimes de abuso sexual sem penetração, exibicionismo e dissimulação de provas” em relação a nove padres e dois laicos denunciados por um rapaz do coro de Granada.

Decidiu, por outro lado, manter o processo contra um padre por factos “que podem constituir crime de abuso sexual contínuo”.

O juiz Antonio Moreno Marin adianta que aqueles crimes têm prevista uma pena de quatro a 10 anos de prisão. A decisão, de 26 de janeiro, é passível de recurso.

Este caso de pedofilia foi conhecido em novembro e, tendo em conta o número de acusados, trata-se de o mais grave da Igreja espanhola.