Loading

As Guerras da Fé (1/6)

Nicole Guardiola que acaba de ser publicado na revista “AFRICA 21”, edição n.º 84 de Abril 2014 e com o título “As Guerras da Fé.

Guerras de religiões em Africa, fantasma ou realidade?

O surto de religiosidade que se regista em todo o planeta está a tomar proporções inquietantes em Africa onde o fenomeno religioso é particularmente explosivo.

O Islão ganha novos adeptos ao sul do Sara onde se assiste tambem á proliferação das igrejas e seitas cristãs e das crenças em poderes sobrenaturais e magicos vulgarmente conhecidas como «bruxaria» ou «feiticismo».

O fervor evangelizador dos «neo cristãos» e o medo do «terrorismo islamico» fazem recear a eclosão de novas formas de guerras civis como já acontece na Republica Centroafricana e pode acontecer amanha na Nigeria.

Depois de ter sido «refens da guerra fria» e de ter passado por sangrentas «guerras tribais» estarão os africanos condenados a morrer e matar em nome de Jesus ou de Allah?

A pergunta da escritora ruandesa Yolanda Mukasagana, sobrevivente do genocidio de 1994 no Ruanda faz todo o sentido e convida todos os dirigentes africanos a reflectir e concentrar as suas acções no combate contra á pobreza e aos outros problemas do continente em vez de se deixarem distrair por «causas que não são as nossas e nos empobrecem cada vez mais».