Loading

Da (in)existência de Deus

De vez em quando levanta-se, neste portal, a velha e relha questão de Deus existir ou não. Nada de especial, de considerarmos que este é o local, por excelência, apropriado a esse tipo de discussão. Só que, quando isso acontece, aparece sempre alguém que, fazendo exímio uso da difícil arte do “copy/paste”, tenta convencer os ateus de que, sim senhores, Deus até existe. Vai daí, pespega-nos, com uma catrefada de pensamentos e/ou ditos de personalidades que, em determinados momentos da vida, concluíram que, afinal, Deus existe mesmo. E não são personalidades fatelas, não senhores, são gente ligada à cultura, à ciência e a outras áreas de igual jaez, muitos deles premiados com o “Nobel”. E frases do tipo “Para mim, a fé começa com a percepção de que uma inteligência suprema trouxe o universo à existência e criou o homem” são jogadas, como se de trunfos se tratassem num tabernícola jogo de sueca. Entendamo-nos: esta frase, que coligi propositadamente, é paradigmática. Não passa de uma respeitável mas discutível opinião. E quanto ao “respeitável”, tenho as minhas dúvidas. De qualquer modo, e por muito paradoxal que pareça, a frase acima encerra uma imensa pedagogia. Na verdade, o sr.  Arthur Compton, prémio Nobel da Física, está a ensinar-nos, tim-tim-por-tim-tim, com uma minudência de arrepiar, e de que só um laureado é capaz, como é que Deus foi inventado. Pois, foi assim mesmo. Olhando à sua volta, e sem poder responder à sacramental pergunta “como é que isto aconteceu?”, o Homem resolveu o problema: foi Deus.

O esquecimento é sempre uma coisa aborrecida. Por isso, acho bem que sejam recordados os valores intelectuais que acreditam em Deus; pela minha parte, e modestamente, recordo alguns valores, igualmente intelectuais, que não acreditam:

Eu sou ateu porque não há evidência para a existência de Deus. Isso deve ser tudo o que se precisa dizer sobre isso: sem evidência, sem crença.” — Dan Barker.

Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores.” — Bruce Calver

Não, nossa ciência não é uma ilusão. Ilusão seria imaginar que aquilo que a ciência não nos pode dar, podemos conseguir em outro lugar.” — Freud

As pessoas preferem acreditar naquilo que elas preferem que seja verdade.” — Sir Francis Bacon

O que pode ser afirmado sem provas também pode ser rejeitado sem provas— Christopher Hitchens

Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida.—  Anatole France

Se existisse um Deus bondoso e todo-poderoso, teria feito exclusivamente o bem.—  Mark Twain.