Loading

Humor de Verão – O Naufrágio

Policarpo Tuga naufragou. Bem, são coisas que acontecem, principalmente a quem se mete em aventuras aquáticas, sejam elas marítimas, fluviais ou lacustres, e a verdade é que não há notícia de alguém ter naufragado, atenção, eu disse naufragado e não afogado, dizia eu que não há notícia de alguém ter naufragado numa banheira ou no lago do jardim, numa piscina que fosse.

Tudo isto para dizer que Policarpo Tuga naufragou e, agarrado a um destroço da embarcação, arribou a uma ilha deserta. Descendente de ancestrais navegadores e exploradores, Policarpo Tuga deu uma volta pela ilha e rapidamente chegou a duas conclusões, quais sejam, primeiro, a ilha estava mesmo desabitada, o que muito me apraz já que, assim, não tenho de emendar o início do parágrafo, e segundo, a ilha tinha tudo o que era necessário à sua sobrevivência até ao resto dos seus dias que, no entanto e estatisticamente, se vislumbrava demorar a chegar. Ou seja, dir-se-ia que alguém tinha pegado numa bíblia e ali feito a segunda versão do Éden, revista e melhorada porque não tinha árvore da ciência e do conhecimento, mas piorada porque não tinha Eva nem coisa que se assemelhasse.

Ora, ocorre que Policarpo Tuga era,além de outras coisas de somenos importância, um crente fervoroso, possuidor de fé inabalável no divino. Não se importava de ficar ali até ao resto dos seus dias, longe de telejornais e sessões legislativas, mas sozinho não tinha piada nenhuma. De modo que desatou a rezar a tudo quanto era beato, proposto a beato, santo, anjo, arcanjo, serafim e querubim, para sair daquela alhada, e as rezas iam sendo mais insistentes na razão directa da contínua produção de hormonas, designadamente testosterona. E um dia as suas preces foram ouvidas. Um dia, um anjo apareceu-lhe, mas mandou-o tirar o cavalinho da chuva:

– Meu filho, eu não posso tirar-te daqui; mas posso satisfazer dois desejos. Só dois.

Policarmo Tuga exultou. Tinha o problema resolvido! Não podia sair dali? E depois?

– Meu anjo, traz-me uma mulher que seja bem boa, e uma caixa de garrafas de champanhe.

Decorrida que foi meia hora, o anjo regressou. Trazia uma caixa de garrafas de champanhe, e a madre Teresa de Calcutá.