Loading
  • 18 de Agosto, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Madre Teresa de Calcutá (3) – Fim

Por

C S F

Madre Teresa faleceu em 1997. No primeiro aniversário da sua morte, duas freiras na aldeia Bengali de Raigunj afirmam ter prendido uma medalha de alumínio da falecida (uma medalha que estivera, supostamente, em contacto com o seu corpo morto) no abdómen de uma mulher chamada Monica Besra. Esta mulher, que se dizia sofrer de um grande tumor uterino, ficou, assim, curada. Monica é um nome católico não muito comum em Bengala e, portanto, provavelmente quer a paciente quer, sem dúvida, as freiras já eram fãs de Madre Teresa. Esta definição não abrangeria o Dr. Manju Murshed, o director do hospital local, nem o Dr. T. K Biswas e o seu colega ginecologista, o Dr. Ranjan Mustafi. Os três afirmaram que a senhora Besra sofria de tuberculose e de um crescimento ovariano e que fora tratada com sucesso dos dois problemas. O Dr. Murshed ficou particularmente aborrecido com os inúmeros telefonemas que recebeu da ordem de Madre Teresa, as «Missionárias da Caridade», pressionando-o para dizer que a cura tinha sido milagrosa.

A própria paciente não constituiu um tema de entrevista muito impressionante, falando a alta velocidade porque, como disse, «se assim não fosse poderia esquecer» e pedindo que não lhe fizessem perguntas porque talvez tivesse de se «lembrar». O seu próprio marido, um homem chamado Selku Murmu, quebrou o silêncio algum tempo depois para dizer que a mulher tinha sido curada com um vulgar e simples tratamento médico,

Qualquer supervisor hospitalar em qualquer país dirá que às vezes os pacientes têm melhoras extraordinárias (do mesmo modo que pessoas aparentemente saudáveis adoecem muitas vezes com problemas inexplicáveis e graves). Aqueles que desejam certificar milagres podem querer dizer que essas melhoras não têm explicação «natural». Mas isto não significa de forma alguma que há uma explicação «sobrenatural». este caso, porém, não houve nada surpreendente no regresso da saúde da senhora Besra. Alguns distúrbios comuns tinham sido tratados através de métodos bastante conhecidos. Estavam a ser feitas reivindicações extraordinárias sem as provas mais básicas. A imposição de Agnes Gonxha Bojaxhiu ao mundo inteiro em Roma como a santa cuja intercessão se impôs à medicina é um escândalo que adiará ainda mais o dia em que os aldeões indianos deixarão de acreditar em charlatães e faquires.

Muitas pessoas morrerão assim sem necessidade por causa deste «milagre» falso e vil. Se isto é o melhor que a igreja sabe fazer numa época em que as suas reivindicações podem ser verificadas por médicos e repórteres, não é difícil imaginar o que foi inventado em tempos passados de ignorância e medo, quando os padres enfrentavam menos dúvida ou oposição.