Loading

Papa cria organismo de combate à secularização

O papa Bento XVI vai instituir no Vaticano um órgão para combater a secularização e «reevangelizar» países ricos e desenvolvidos do Ocidente, segundo ele ameaçados pelo «eclipse de um sentido de Deus».

Se não recorrerem à violência sectária, é tão legítimo o Papa combater a secularização como todos os livres-pensadores, ateus, cépticos e agnósticos, a evangelização. A luta pelas ideias em que se acredita é uma conquista do Iluminismo, herança da Revolução Francesa, paradigma das democracias.

É igualmente lícito crer, descrer ou ser contra as crenças, desde que sejam respeitadas a legalidade democrática e a dignidade humana. É por isso que o Diário Ateísta combate as crenças, pela desconfiança na sua bondade, mas não deixará de defender o direito a que todos os homens e mulheres as possam praticar e divulgar.

O mundo civilizado sabe no que deu o processo de reevangelização islâmica começada com o Aiatolá Khomeini de quem Bento XVI é um avatar. Os assassínios em nome da fé, seja qual for o objecto da fé, não podem ser tolerados. Ninguém negará a violência que grassa, por todo o mundo, em nome de deuses que nunca fizeram prova de vida.

A demência islâmica, apostada em converter o mundo ao seu deus – o único verdadeiro –, é semelhante ao despotismo sionista e ao furor obscurantista de Bento XVI. Não é por acaso que o jovem das juventudes hitlerianas foi o ideólogo do Vaticano no tempo de JP2, um papa rural e supersticioso, que criou a indústria das canonizações e desatou a reconhecer milagres feitos por cadáveres com séculos de defunção.

Este pontífice, continua o negócio, com obstáculos no caminho, e sem renunciar a fazer da fé um instrumento de proselitismo obscurantista e agressivo. A sua interferência nos assuntos internos dos países onde tem apoios prova a obsessão pelo poder. Que queira salvar a alma, seja isso o que for, é um direito que lhe assiste; insistir em salvar a alma dos que não querem é um abuso a que é preciso pôr cobro.

B16 está disposto a aliar-se ao diabo para conter a liberdade que os países democráticos conquistaram. É preciso estar atento às suas arremetidas contra os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos dos países livres.

Mais uma vez, pergunto: O que terá levado o Vaticano, o arcebispo de Cantuária e o rabino supremo de Israel a tomarem uma posição favorável ao aiatola Khomeini quando, na sua pia demência, condenou à morte Salman Rushdie pelo abominável crime de…ter escrito um livro?