Loading

Brasil – Aborto e excomunhão

Não está provado que o mau olhado de uma mulher de virtude seja menos danoso para a alma do que o anátema de um virtuoso bispo católico, mas sabe-se do terror que infunde num país supersticioso a fúria de um prelado que tem alvará para excomunhões.

Quando um bispo defende que uma criança de nove anos, violada pelo padrasto, grávida de gémeos, deve prosseguir a gravidez, arriscando a vida, diz apenas uma tolice, danosa para a inteligência e benéfica para a alma. Mas se esse prelado, desvairado pela fé, tudo faz para arriscar a vida da menina e sujeitá-la à morte é um velhaco.

José Cardoso Sobrinho, arcebispo de Olinda e Recife, não aceita que uma criança de 33 quilos e 1,36 metros de altura não tem condições físicas nem psicológicas para ser mãe e queria obrigá-la a expiar o crime de violação de que foi a vítima.

Este bispo, que a idade e o múnus tornaram intolerante, foi nomeado em 1985, por João Paulo II, para substituir D. Hélder Câmara cuja grandeza ética e coragem cívica o tornaram uma referência mundial. Foi o início do regresso da Igreja católica ao Concílio de Trento cujo último episódio foi o abraço fraterno de Bento XVI aos bispos fascistas e anti-semitas sagrados por monsenhor Lefebvre.

Mas o que está em causa é a desumanidade do prelado a quem não tremeu o báculo nem tombou a mitra para excomungar os médicos que procederam ao aborto, para pouparem a vida da criança, e excomungar também a mãe da menina, que o autorizou.

Como não bastava o desvario pio do arcebispo brasileiro, veio em sua defesa o Vaticano para dizer ao mundo que a cegueira não é do bispo inclemente mas da fé que o sustenta, do Papa, que só conhece a compaixão do Santo Ofício, e dos cardeais da Cúria romana, que sobreviveram ao Iluminismo e à Revolução francesa.

A excomunhão é uma arma obsoleta nos países europeus, em desuso até em Malta ou na Irlanda, mas, não nos iludamos, o regresso à superstição traz de novo o espírito prosélito das Cruzadas e a misericórdia do Santo Ofício. Sob o camauro deste pontífice perduram as ideias medievais que lhe enchem a agenda destinada a seduzir os extremistas.

O arcebispo de Olinda e Recife, o Papa e os cardeais da Cúria romana não envelhecem, envilecem.